O Plano de saneamento vai trazer melhorias no abastecimento de água e esgotamento sanitário
A Prefeitura Municipal de Timon realizou nesta quinta-feira (24), a I Conferência Municipal de Saneamento Básico de Timon, que marco, a última reunião com a presença participativa da população, para a realização do relatório final do Plano Municipal de Saneamento Básico-PMSB que será instaurado no município. A reunião aconteceu no ginásio da Unidade Escolar Miguel Budaruiche e contou com a presença do prefeito de Timon Luciano Leitoa, secretário de planejamento Sebastião Carlos, vice-presidente da Câmara Municipal Raimundo Nova Terra, representante da empresa “Pública Consultoria Contabilidade e Projetos” (empresa responsável pela elaboração do PMSB) José Medeiros Noronha e o palestrante e especialista em Gerenciamento de Recursos Ambientais Guilherme Santana. Também estiveram presentes populares de alguns bairros e representantes de associações de moradores da zona urbana e rural de Timon.
O prefeito Luciano Leitoa falou sobre o progresso que Timon alcança e o cumprimento das exigências estabelecidas pelo Governo Federal. “Nosso desafio é grande, em algumas áreas aqui de Timon observamos esgoto a céu aberto e isso traz um prejuízo enorme à cidade, 53 % da população não possui banheiro. Hoje poderíamos estar colhendo os frutos de um plano que já deviria ter sido realizado, como muitos municípios brasileiros que entregaram ainda em 2008 e isso trouxe um prejuízos para a cidade de Timon. Mas em um ano e meio de mandato estamos fazendo muitas coisas, é muito importante a participação da população nessas reuniões para mudar a realidade de Timon.
De acordo com Lei nº 11.445/2007, que rege o PMSB, todas as prefeituras devem elaborar o seu plano, como condição para receber recursos federais para projetos de saneamento básico. Depois de aprovado na Câmara do Município e se tornar uma Lei Municipal o plano será executado em 2015, sendo fiscalizado pela Controladoria da União e Ministério Público.
O Vice- Presidente da Câmara Municipal, Raimundo Nova Terra comentou a importância desse plano para Timon. “Esse plano foi elaborado com a participação, engajamento e acompanhamento da população em parceira com técnicos da Prefeitura e com a equipe da empresa contratada. Nós fomos à cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, e observamos o sistema de abastecimento de água, e vimos o que é realmente qualidade de vida, nós não temos um sistema de esgotamento funcionando aqui, não temos um eficaz abastecimento de água. Esta é uma importante ferramenta de gestão para alcançar melhorias na qualidade de vida da população”, frisou.
Sebastião Carlos, secretário de planejamento, reiterou a seriedade do PMSB. “Nós assumimos a gestão com o compromisso de completar as deficiências que existiam no Plano Diretor do município, dentre elas todas as políticas públicas de saneamento básico da cidade. A partir de agora o Poder Público não irá mais realizar suas ações na área de saneamento sem planejamento, sem diagnosticar, sem apontar seus prognósticos”.
O objetivo do PMSB é diagnosticar a real situação dos problemas de saneamento básico da cidade e propor ações de investimentos juntamente com a população para melhorar e sanar as deficiências estipuladas em quatro eixos temáticos: Abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo de águas pluviais
A ação para a elaboração do plano de saneamento básico começou com reuniões com participação da população, nos Povoados Campo Grande, Asa Norte, São José dos Perdidos e na zona urbana, as reuniões aconteceram no Centro, Bairro São Francisco e bairro Santo Antônio.
Participaram da Conferência Populares que vieram de longe para saber o que é o PMSB e falar da realidade de suas localidades. O Povoado Caetetu fica localizado a 30 km do centro de Timon, 68 famílias habitam o local, o presidente da associação de moradores do povoado Irani Sousa Santos, comentou a importância da relação direta entre Prefeitura e zona rural. “Para nós que moramos na zona rural, isso é muito importante, pois agora estamos vendo que eles estão olhando pra gente”.
A delegada Sindical do Povoado, Maria Amélia Camilo Compasso, também veio representando a localidade e reforçou a importância da reunião. “Nós precisamos de muitas melhorias, e viemos representar nossa localidade, estamos filmando todo o evento e levaremos todas as informações aos que ficaram, estaremos marcando uma reunião com todos os moradores para mostrarmos a eles, o que será feito por nós”.
Depois do plano ser instaurado no município e executado, muitas melhorias serão feitas na cidade e outras chegarão às localidades mais afastadas. Um grande benefício será a redução na exposição da sociedade a doenças. O secretário de saúde de Timon, Marcio Sá explicou como os moradores de Timon irão ser beneficiados com a efetivação do Plano Municipal de Saneamento Básico. “A partir do PMSB começa o trabalho preventivo, pois depois da execução do plano a população poderá beber uma água limpa, o recolhimento dos resíduos de forma correta, todas essas medidas irão prevenir várias enfermidades como, a Dengue, Malária, Hanseníase e muitas outras”.( Secom )
Nenhum comentário:
Postar um comentário