sábado, 23 de agosto de 2014

Festejo de Vargem Grande segue até o dia 31

 
 
As homenagens a São Raimundo dos Mulundus, um dos mais tradicionais festejos religiosos do Maranhão, começaram no dia 22 deste mês e acontecem até o dia 31 de agosto. A festa, no município de Vargem Grande (172 quilômetros de São Luís), é realizada há 180 anos e atrai cada vez mais romeiros. São Raimundo dos Mulundus não é reconhecido pela Igreja. No calendário católico romano, o que se festeja é São Raimundo Nonato, o espanhol que viveu no século XIII e se rebelou contra a escravidão que na época era tida como natural por muita gente.
Mulundus, era uma fazenda pertencente ao município de Vargem Grande, tendo como donos umas brancas da família Faca Curta. As mesmas tinham muito dinheiro e poderes de uma escravatura da feitora de Santa Maria.
Dentre os seus vaqueiros havia uma família que tinha um filho com o nome de Raimundo Nonato, que era “fabrica” (nome que se dava aos ajudantes dos vaqueiros). Conta-nos os antigos, que todos os dias, à meia noite, Raimundo levantava-se, saía. Não demorava muito a voltar e logo retornava à sua rede. O pessoal da fazenda, curiosos com aquilo, um dia resolveram descobrir qual a origem daquele passeio incomum.
Lá para os anos de 1901 a 1908 era pároco da Paróquia de Vargem Grande o Pe. Custodio José da Silva Santos, que ia celebrar a festa em Mulundus. A igreja já estava iniciada e com sua ajuda, acelerou a construção da Igreja, a qual era muito bonita, com o coreto bem grande, onde as cantoras das ladinhas e orquestras ficavam a acompanhar o padre nas suas celebrações. Havia um patamar enorme, feito bem no centro de um acampado, onde ao lado ficava o rio Iguará que servia para abastecer aquele povo. É uma tristeza para quem passa naquela localidade ver a deteorização daquela bela Igreja! Apesar do abandono em que vive, o altar onde celebram as solenidades religiosas permanecem firme, sendo resistente ao sol e chuva, dizem o povo que não cai porque São Raimundo protege aquele santo lugar.(Idifusora)

Nenhum comentário:

Postar um comentário