A chefe da Casa Civil, Anna GrazielaA chefe da Casa Civil, Anna Graziela
Conforme informado na edição do último domingo (28), a reportagem do Jornal Pequeno obteve com exclusividade trechos do diálogo de uma reunião do Conselho de Gestão Pública do Estado do Maranhão (Congep), que revelam crimes eleitorais cometidos dentro do Palácio dos Leões durante o horário de expediente. Em uma das gravações, a chefe da Casa Civil, Anna Graziella, chega a afirmar que “não há compra de votos que resolva Pedrinhas”, se referindo à situação crítica do presídio.
A reunião do Congep foi convocada para secretários do Governo Estado discutirem táticas a serem adotadas após a divulgação da pesquisa Ibope, onde o candidato Lobão Filho (PMDB) alcançou índices preocupantes. Entretanto, a reunião é de um órgão governamental e aconteceu horário de expedientes. Para participar desta reunião, os secretários recebem um abono do salário – chamado “jeton” – equivalente ao valor do salário de Secretário de Estado. Com ele, cada gestor de pasta passa a receber o equivalente a dois salários por mês.
Confira abaixo:
1ª parte
Conceição Andrade pressiona os presentes a entrarem na campanha. A secretária também demonstra preocupação com a possível derrota do grupo Sarney motivada pelo péssimo desempenho nas pesquisas.
“E outra coisa que eu acho fundamental nesse momento, é o seguinte: a pesquisa, ela foi um de balde de água fria na cabeça de todos nós. Porque nós esperávamos outro resultado.”
2ª parte
Anna Graziella reforça a pressão e sugere que os funcionários deixem as atividades do governo para entrarem na campanha de Lobão Filho.
“Mas é preciso, como Conceição falou, que nós deixemos de lado, um pouco, as questões de Estado infelizmente. Mas a gente tem uma equipe que toca isso, pra nos envolvermos diretamente na campanha.”
3ª parte
Joaquim Haickel aparece em seguida com mais apelos aos presentes e críticas ao governo. No fim de sua participação, o secretário parece dar a eleição como perdida.
“Em casa de enforcado não se fala em corda. Eu já vi muita gente aqui em outras reuniões muito mais alegre. Não adianta fica triste.”
4ª parte
Conceição, Anna Graziela e Haickel relembram a “virada” de Roseana Sarney sobre Cafeteira na década de 1990.
“Três dias antes o Ibope deu 10 pontos de diferença a nosso favor. Três dias antes. No dia da eleição Roseana ganhou por 1.4 %.” (Conceição Andrade)
5ª parte
Anna Graziela fala em compra de votos e na liberação de convênios na reunião.
“Porque agora por exemplos não há compra de votos que resolva Pedrinhas. Então, isso infelizmente não é o caminho pra ser trilhado. Apesar de ser o caminho que hoje existe.”
Parte final
A chefe da Casa Civil volta a falar em convênios e afirma que recursos não são problema.
“Então eu acho que o problema aqui é falta de atitude, é falta de vontade ganhar, é falta de vontade de engajamento, não é falta de dinheiro. Acho que dinheiro tem muito, mas infelizmente o que a gente vê é essa