Andam dizendo por aí que a deputada estadual Eliziane Gama (PPS) terá dificuldades para enfrentar Edivaldo Holanda Jr. (PTC, PDT, PDT… sei lá) nas eleições de 2014. Francamente? Só sendo muito boçal para acreditar que um prefeito que tem mais de 70% de reprovação, não consegue concluir obra de recuperação de meio fio e recebe ordem até dos garçons da prefeitura é favorito em uma disputa contra uma deputada que arrematou sozinha em uma eleição proporcional quase 20% dos votos do eleitorado.
“E as obras do Governo de Flávio Dino, Linhares?” Vocês se lembram da varinha de condão de Edivaldo dizia ter nas eleições de 2012? Aquela que “logo no primeiro dia de gestão” iria transformar São Luís no Éden? Pois é, ela não existia. Então, acreditar que Flávio Dino possui uma dessas é assinar atestado de babaquice.
Flávio Dino irá demorar, no mínimo, seis meses para se situar. A crise no sistema de segurança pública e a possibilidade de um governo “paralelo” instituído pelo Grupo Sarney e com a aprovação de Dilma, as eleições municipais, a formação de um novo bloco de deputados, a fiscalização do secretariado recém empossado e todos os outros setores da administração tornam impossível a “preferência” por Edivaldo.
Em suma, Flávio Dino só coloca toda a máquina estatal e elege Edivaldo como prioridade de seu governo se for muito imbecil. Isso não significa que não ele ajudará o “parceiro”, quero deixar claro. Mas, a distância que separa “uma ajuda” de uma “prioridade de governo” é abismal e só não é percebida por paspalhos.
A opção de Neto Evangelista pela vaga no secretariado (uma das decisões mais lúcidas que já vi e explico o motivo em breve) fortalece a candidatura de Eliziane Gama. É bem provável que a futura deputada federal conte com o apoio irrestrito do PSDB nas eleições de 2016. E não é preciso ter muito cérebro para perceber que o apoio de Carlos Brandão, Neto Evangelista, João Castelo, Gardeninha, Pinto Itamaraty, Sérgio Frota e do resto dos tucanos será importantíssimo.
Além do mais, o PMDB já coloca as garras de fora e sabe que a eleição da capital maranhense em 2016 é fundamental. Três nomes já são cotados para a disputa: Luís Fernando, Ricardo Murad e Roberto Costa. Qualquer um dos três é garantia de pedreira para Edivaldo.
O fato é que o reflexo da administração de Edivaldo é o mesmo de um vampiro no espelho: nenhum. Esse rapaz não existe. E só sendo muito pateta para achar que uma candidata com a musculatura de Eliziane em São Luís ficará acuada na disputa.
Será um jogo de “gata e rato”.
gataeorato