segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Petistas vibram no Maranhão, após vitória de Dilma Roussef



Foi com muita festa que a militância petista comemorou a vitória de Dilma Rousseff no Maranhão. Governadora Roseana Sarney e Flávio Dino emitiram mensagem de comemoração



Dilma Rousseff (PT) é reeleita com 51,63% dos votos válidos. A abstenção, considerada alta, beirou os 22%, com a marca histórica de 30.107.586 milhões de eleitores que deixaram de votar. Junto a esses dados, soma-se os votos brancos e nulos, que juntos, atingiram 6,34% do total da eleição.
 
No Maranhão, a presidente se reelegeu com 78,%, com o índice de abstenção maior do que a média brasileira. 834.391 mil maranhenses deixaram de comparecer às urnas, o que corresponde a 26,26%. Brancos e nulos, juntos, somaram 3,76% do eleitorado maranhense.

UNIÃO DE OPOSTOS

Em um caso a parte, Dilma conquistou o eleitorado no Maranhão com a ajuda de rivais políticos. O PCdoB e o PMDB, que se digladiaram no primeiro turno, no segundo encontravam-se do mesmo lado. O governador eleito Flávio Dino (PCdoB) não declarou abertamente o seu voto, por conta de partidos aliados contrários à reeleição da presidente, mas o seu partido fez campanha para a reeleição de Dilma.

O ex-candidato e senador Lobão Filho (PMDB) não apareceu no segundo turno, porém os seus aliados, como a governadora Roseana Sarney, o senador João Alberto e o deputado federal Gastão Vieira, carregaram a bandeira de Dilma abertamente, intensificando as campanhas pelos interiores.

O Partido dos Trabalhadores (PT) no Maranhão priorizou a candidatura de Dilma desde o início do primeiro turno. Deixou de lado as vagas proporcionais, deputados federais e estaduais, e ampliou a campanha da presidente.

O resultado foi a diminuição da bancada da legenda na Assembleia e o aumento do percentual de votação da presidente. De três deputados estaduais da legislatura passada, a legenda passa a contar somente com dois parlamentares eleitos a partir de 2015.

A FESTA NO MARANHÃO

Ontem, em vários pontos da cidade, era possível ouvir fogos e ver festas de comemoração em razão da vitória de Dilma. O PT maranhense montou três estruturas de comemoração na capital, nos bairros do São Francisco, Beira-Mar e Turu.

O presidente estadual da legenda, Raimundo Monteiro, destacou a força da militância na campanha. “A militância do PT, que tem a força de acreditar nas possibilidades de vencer a eleição, foi pras ruas e ganhamos a eleição. O povo ganhou a eleição, as políticas públicas ganharam, o povo brasileiro ganhou. A votação da Dilma foi muito boa. Ampliamos o percentual. Houve um crescimento da Dilma, estamos muito felizes. Foi uma resposta aos programas sociais desenvolvidos no país”, disse.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário