quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Prefeitura de Timon se reúne com ANTT para falar sobre transporte público



A Prefeitura de Timon recebeu, nesta quinta-feira (30), a visita de representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O objetivo era pontuar e colher informações sobre a cidade para a realização de uma licitação, que será aberta pela Agência em 10 áreas interestaduais brasileiras, como é o caso de Timon e Teresina, que fazem o transporte coletivo entre dois estados – Maranhão e Piauí.

Na ocasião, os membros da ANTT visitaram bairros de Timon e puderam ver de perto as necessidades das áreas que são pouco assistidas pelo atual sistema de transporte público da cidade. O secretário de Relações Parlamentares, Jair Mayner, levou os representantes da agência ao Residencial Novo Tempo, conjunto populoso de Timon que fica na saída da cidade, às margens da BR 316, e a dois conjuntos habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida, que vão ser entregues em breve à população e precisam oferecer condições estruturais para os moradores, principalmente com relação à locomoção.

Após a visita, o grupo se juntou a outros secretários municipais para uma reunião na sede da Prefeitura. Neste segundo momento, foram esclarecidas questões com relação ao processo licitatório do transporte público proposto pela ANNT, que vai compreender a área de Timon e Teresina. Na ocasião, o secretário de Planejamento, Sebastião Carlos, falou das necessidades da cidade que precisam ser levadas em consideração antes do lançamento do edital que dará início ao processo licitatório. “Vamos elaborar um estudo para enviar a ANTT, sobre as demandas de Timon que precisam ser consideradas, pois após a licitação algumas questões estruturais podem ficar mais difíceis de serem resolvidas, por isso precisamos saná-las até que a licitação seja concluída”.

Levina Aparecida Silva, especialista em gerência de outorgas da ANTT, destacou que o ideal para Teresina e Timon é a modalidade de consórcio, isto é um conjunto de empresas ficaria responsável em fornecer o serviço de transporte público para Timon e Teresina. “Em um consórcio, as prefeituras, em comum acordo, podem indicar as necessidades operacionais, pois no edital que vamos lançar consta que a licitação vai ser aberta a empresas interessadas em prestar um serviço de transporte público em uma determinada área ou lote, dessa forma os ajustes de linhas de ônibus, por exemplo, podem ser revistos com mais flexibilidade”.

Ao final da reunião, ficou acertado que as outras demandas serão discutidas nesta quinta-feira à tarde, em audiência pública em Teresina, onde serão apresentados como serão elaborados edital, contrato e processo licitatório da prestação do serviço de transportes das duas cidades, além de ouvir a população para a elaboração dos projetos básicos de melhorias na região.

Em 2015, a ANTT realizará um leilão para empresas interessadas em fazer o transporte de passageiros urbanos. A empresa vencedora receberá da agência a concessão de 15 lotes que serão explorados e administrados pela iniciativa privada durante 15 anos. É importante ressaltar que o texto final para o edital do leilão é de responsabilidade da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT.


Imagem: CGCOMClique para ampliarRepresentantes da ANTT visitam Timon(Imagem:CGCOM)Representantes da ANTT visitam Timon 

Imagem: CGCOMClique para ampliarRepresentantes da ANTT visitam Timon(Imagem:CGCOM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário