sexta-feira, 31 de outubro de 2014

PT não vai desistir de governar com os “conselhos populares”


Yara Aquino
Agência Brasil
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, diz que a derrubada pela Câmara dos Deputados, do decreto presidencial que criou a Política Nacional de Participação Social demonstrou a vontade de se impor uma derrota política à presidenta Dilma Rousseff. Segundo Carvalho, o governo não desistirá de tornar constitucional e estável o processo de participação social.
A seu ver, ao não aceitar o decreto, os parlamentares agiram contra o desejo de participação do povo brasileiro. “A meu juízo, nada mais anacrônico, mais contra os ventos da história, nada mais do que uma tentativa triste de se colocar contra uma vontade irreversível do povo brasileiro que é a vontade da participação. O povo brasileiro não aceita mais uma postura de mero espectador”, acrescentou.
Na avaliação do ministro, a derrota na votação da Câmara mostra que “a presidente Dilma Rousseff tem razão ao considerar que a reforma política só ocorrerá com uma forte mobilização social e popular”.
Ao ser perguntado por jornalistas sobre o apoio de integrantes do PMDB, partido da base aliada, na derrubada do decreto, o ministro respondeu que havia setores do partido que tinham tomado a decisão de derrotar a proposta do governo e que não se deve confundir essa atitude com o conjunto do partido. “Prefiro considerar esse um episódio isolado que não afeta nossa aliança com o PMDB”.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
O senador Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Congresso, tem razão quando diz que “Gilberto Carvalho, como sempre, não sabe nada do que está falando”. Pela primeira vez, a Tribuna da Internet tem de concordar com o senador alagoano. Dilma Rousseff e Gilberto Carvalho sonham que PT vai conseguir mobilizar as massas para aprovar os “conselhos populares” no estilo Hugo Chávez. Sonhar não é proibido. No entanto, é mais fácil as massas protestarem contra o governo do que a favor. (C.N.)
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário