O Cadastro Único é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que permite conhecer a realidade socioeconômica de famílias, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e, também, dados de cada um dos componentes da família.
Desde 2013, a Prefeitura realiza diariamente o recadastramento das famílias que são beneficiadas pelo Bolsa Família, por meio da busca ativa feita nos cinco Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) que Timon oferece à população (CRAS Marimar, Vila João Reis, Parque Alvorada, CSU e Parque União). Anteriormente, este serviço era realizado somente na Semdes. Como uma forma de avanço e facilidade para estas famílias, o serviço foi descentralizado.
“Quem reside no Marimar não precisa mais se locomover até o Centro da cidade para estar em dias com o Bolsa, ela vai até o CRAS do bairro com todos os documentos necessários e resolve suas pendências”, explica Adriana Cabral, diretora do GSUAS.
Atualmente, cerca de 1.090 famílias de Timon estão com o Cadastro Único desatualizado. Por determinação do Ministério de Desenvolvimento Social, o beneficiário tem por obrigação atualizar, sempre que necessário, suas informações para poder ter acesso aos benefícios dos Programas Sociais.
Com isso, a Prefeitura irá regulamentar, até o próximo ano, todas estas famílias que estiverem com as condicionalidades do Bolsa Família pendentes.(SECOM)
Nenhum comentário:
Postar um comentário