Por Oswaldo Viviani/JP
Contrariando seu modus operandi tradicional, de desencadear suas ações nas primeiras horas da manhã, a Polícia Federal (PF) realizou, a partir da tarde de ontem (16), uma megaoperação em São Luís, contra desvios de recursos da Saúde no governo Roseana Sarney Murad (PMDB). A operação – denominada “Sermão aos Peixes” – teve a participação de 20 equipes de policiais federais e entrou pela madrugada e manhã de hoje (17).
O ex-secretário de Saúde Ricardo Murad foi conduzido coercitivamente à sede da PF, na Cohama, na manhã de hoje. Duas viaturas amanheceram diante de sua casa, no Olho d’Água e o levaram. A residência de Murad também sofreu busca e apreensão.
O ex-prefeito de Coroatá, Rômulo Augusto Trovão Moreira Lima, o “Rominho” (sobrinho de Ricardo), foi um dos conduzidos à sede da PF. Ele foi detido em São Luís, no meio da tarde de ontem.
“Rominho” administrou Coroatá de 1997 a 2004 (duas gestões).
Sérgio Sena de Carvalho, ex-gestor do Fundo Estadual de Saúde, na gestão roseanista, também foi levado ontem para a sede da PF, na condição de conduzido, assim como Péricles Silva Filho, um dos donos da ONG Instituto de Cidadania e Natureza (ICN), que prestou serviços ao governo estadual na administração de Roseana.
Rômulo Trovão, Sérgio Carvalho e Péricles Silva foram liberados na madrugada de hoje, após prestarem depoimento.
Uma entrevista coletiva para divulgar informações mais detalhadas será concedida pela PF às 10h de hoje (17), na sede da instituição em São Luís, segundo informou o superintendente em exercício, delegado federal Nelson Levy Kneip de Freitas Macêdo.
A operação “Sermão aos Peixes” foi feita na tarde de ontem, e não na manhã de hoje, devido ao receio da PF de que a ação vazasse e os investigados fugissem.
A empresa Litucera, localizada na Avenida dos Holandeses, no Calhau, em São Luís, também foi alvo da megaoperação.
Uma viatura da PF ficou durante algum tempo na porta da empresa, onde os agentes federais cumpriram mandados de busca e apreensão.
A Litucera prestou serviço para a Secretaria de Saúde no governo Roseana. Ela era responsável pela parte de alimentação e serviços gerais dos hospitais do estado.
Só entre outubro e novembro de 2010, a Litucera conseguiu R$ 317,1 mil em contratos com a Secretaria Estadual de Saúde.
O nome da operação da PF, “Sermão aos Peixes”, é uma referência a um dos sermões mais conhecidos do padre português Antonio Vieira, “Sermão de Santo Antonio aos Peixes”, proferido em São Luís no século 17. Nele, os peixes roncador, pegador, voador e polvo são metáforas do ser humano – de suas virtudes e, principalmente, de seus vícios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário