O contato com o livro na primeira infância é fundamental para despertar o gosto pela leitura. Manuseá-los, encantar-se com as ilustrações, conhecer as letras e até recontar as histórias ouvidas é o que acontece na Babyteca da Creche Hilda Parentes, localizada no bairro Primavera, em Timon. Um espaço montado especialmente para os pequenos descobrirem o mundo dos livros.
A ideia partiu de um projeto de literatura infantil desenvolvido pela coordenação da escola com os professores. Segundo a supervisora Yvanilde Clarindo, antes da sala da babyteca existir, a leitura já era trabalhada em sala de aula. “Depois de trabalhar a leitura e contação de histórias em sala de aula, tivemos a ideia de montar um espaço reservado para esta atividade. Como tínhamos uma sala ociosa, trouxemos os livros para ela, os professores e pais também doaram livros e todos se envolveram na criação da nossa babyteca”, comenta.
Todos os dias, as crianças da creche têm um momento de leitura e contação de histórias dentro da babyteca. “Divididos por turma; o professor faz esse momento com seus alunos, e todos os dias vem uma turma. É uma maneira criativa de desenvolver nas crianças a imaginação, já incentivando o gosto pela leitura de forma leve, sem ter a preocupação de ensinar a literatura em si, mas de deixar-se levar pelas histórias, contadas também com fantoches e teatrinho”, explica a diretora Yamara Rocha.
Hoje, os alunos já têm seus livros preferidos, como a Manuel, de 3 anos, que estuda no maternal II. Ela gosta da história da Cuca. “Eles gostam tanto que chegam à babyteca e já vão pegando seu livro e contando a história da maneira deles, baseados nas ilustrações. Tentamos também fazer com que eles cuidem do livro, não o vejam como um brinquedo”, acrescenta Yamara.
Nas creches e escolas da rede municipal de ensino de Timon, o livro é uma das principais ferramentas para o aprendizado. Projetos de leitura são constantemente desenvolvidos pelos diretores e professores com os alunos.( Assessoria )
Nenhum comentário:
Postar um comentário