Com o objetivo de fazer com o que os alunos conheçam as diferenças entre as culturas que formam a identidade maranhense, a U.E. Des. Odilo Costa Filho, localizada no bairro São Benedito, promove o Projeto Cores e Saberes do Maranhão, no qual toda a comunidade escolar é envolvida. Para isso, é desenvolvido um trabalho multidisciplinar, contemplando diversos conteúdos adequados às séries, sobre a cultura do Estado.
De acordo com a diretora da escola, Fátima Santos, foi apresentada aos alunos a importância da riqueza cultural do Maranhão, assim como a influência dos diferentes povos (negros, índios e brancos) para a formação do povo maranhense. “Por meio deste projeto, os alunos conseguem identificar diferentes fontes culturais oriundas dos negros, brancos e indígenas, bem como esclarecer o conceito de cultura, em especial a do nosso Estado”, explica.
Os alunos apresentaram os hinos do Maranhão e de Timon, dança do bumba meu boi, comidas típicas maranhenses, hábitos indígenas, danças populares, literatura de cordel, capoeira, entre outras atividades que demonstrem práticas culturais, religiosas e valores civilizatórios. “É de fundamental importância conhecer o passado e a cultura dos povos indígenas e africanos, pois possibilita entender muitos de nossos costumes. Os alunos se envolveram nas atividades e fizeram belíssimas apresentações. Tenho certeza que este projeto contribui para a formação da identidade dos nossos alunos”, acrescenta Fátima.( Assessoria )
Nenhum comentário:
Postar um comentário