quinta-feira, 2 de junho de 2016

Assembleia Legislativa celebra os 65 anos de fundação do Jornal Pequeno



 

Aurina Carneiro / Agência Assembleia

 
Assembleia Legislativa celebra os 65 anos de fundação do Jornal Pequeno
A Assembleia Legislativa realizou, na manhã desta quinta-feira (2), uma Sessão Solene comemorativa dos 65 anos de fundação do Jornal Pequeno. A homenagem foi proposta pelo deputado Eduardo Braide (PMN), através do Requerimento nº 264/2016, aprovado por unanimidade no Plenário da Casa.
Ao abrir a sessão, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho (PDT), concedeu a palavra ao deputado Eduardo Braide, que destacou a importância do Jornal Pequeno como “um veículo indispensável à comunicação no Maranhão”.
Com discurso proferido na tribuna, Eduardo Braide declarou-se honrado por ter assumido a iniciativa de render homenagem ao Jornal Pequeno, fundado em São Luís por José Ribamar Bogéa, no dia 29 de maio de 1951. Ele salientou os 65 anos de existência do jornal, ressaltando a linha editorial, as lutas em defesa da justiça social, dos ideais políticos e do direito do cidadão.
Em seu pronunciamento, o vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), frisou a importância histórica do Jornal Pequeno, lembrando que seu avô, Othelino Nova Alves, também foi um dos redatores deste jornal, onde manteve uma sólida amizade com o saudoso Ribamar Bogéa e Dona Hilda, hoje a diretora-presidente da empresa.
“O Jornal Pequeno tem uma história marcante na defesa da democracia, da liberdade e da justa e necessária alternância de poder”, declarou o deputado Othelino Neto.
IMPRENSA LIVRE
O deputado Fábio Braga (SD) afirmou que a “narrativa do Jornal Pequeno é a narrativa da verdadeira história do Maranhão”. O deputado Cabo Campos (DEM) frisou que o mais importante é que o jornal mantém vivos os ideais de liberdade do povo maranhense. “O Jornal Pequeno, com coragem, com criatividade, é reconhecido e respeitado até mesmo por aqueles que não comungam com os ideais da liberdade de imprensa e da democracia”, afirmou Cabo Campos.
Por sua vez, o deputado Sérgio Frota (PSDB) discursou, frisando que o Jornal Pequeno “é uma leitura obrigatória de milhares de maranhenses, até mesmo daqueles que residem em outros estados brasileiros ou no exterior, visto ser um formador de opinião responsável e consciente dos deveres e direitos dos cidadãos brasileiros”.
A deputada Andrea Murad (PMDB) disse que, como bacharel em Comunicação Social, não poderia deixar de parabenizar o Jornal Pequeno que comemora 65 anos de existência, fazendo um jornalismo diferente na imprensa do Maranhão.
“É um jornal que tem seu lado, tem seus pontos de vista, que podem ser divergentes do que pensam outras pessoas, mas defende com coragem suas posições e isto deve ser respeitado”, afirmou Andrea Murad.
O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Rogério Cafeteira (PSB), também parabenizou o Jornal Pequeno. “Sabemos o quanto é difícil um meio de comunicação sobreviver por mais de seis décadas. É uma missão homérica. Hoje vivemos num tempo mais republicano, mas o Jornal Pequeno teve coragem de fazer oposição na época do vale-tudo, expondo-se a muitos perigos e ameaças. Teve de enfrentar diversos interesses políticos e empresariais, e muitas das vezes esses interesses se levantam contra a liberdade de imprensa e contra a liberdade de expressão”, discursou Rogério Cafeteira.
Ele fez questão de destacar grandes nomes do jornalismo que passaram pelo Jornal Pequeno, entre os quais Ademário Cavalcante, Neiva Moreira, Othelino Nova Alves, Jámenes Calado, Milson Coutinho e Erasmo Dias.
O jornalista Lourival Bogéa, falando em nome da direção do Jornal Pequeno, agradeceu a homenagem prestada ao JP pela Assembleia Legislativa e frisou que o Jornal Pequeno irá manter sempre a mesma linha editorial, buscando sempre a independência, para se manter como um órgão da imprensa livre.
“A busca da credibilidade e da imparcialidade é uma missão permanente para todos nós que fazemos este jornal, porque nada mais precioso para um órgão de comunicação do que a veiculação da verdade”, discursou Lourival Bogéa.
Ao encerrar a solenidade, o deputado Eduardo Braide ressaltou que “o Jornal Pequeno participou de todas as grandes conquistas do povo maranhense e foi protagonista da motivação para muitas delas. Sempre pautando a sua linha por uma conduta séria, ética, de bom e puro jornalismo, colocou sempre acima de interesses menores a causa da população e da justiça”.
Eduardo Braide observou que, muito mais do que reproduzir a história, o Jornal Pequeno fez e faz parte dela, e até alterou os rumos da recente história política do Maranhão: “O Jornal Pequeno, que de pequeno só tem o nome, tem dado grande contribuição para a nossa sociedade, para o Estado do Maranhão”, frisou Eduardo Braide, parabenizando o jornal e cada um dos jornalistas que fazem parte da equipe do JP.
Diversos outros deputados participaram da sessão solene, que contou também com a presença do desembargador Antônio Bayma Araújo, decano do Tribunal de Justiça do Maranhão, na condição de representante do Poder Judiciário maranhense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário