A importância do 1º Salão do Livro do Piauí (SALIPI) a ser realizado no Campus da Universidade Estadual do Piauí Clóvis Moura (Uespi), no bairro Dirceu Arcoverde, o Saliceu, foi o tema do discurso do do deputado João de Deus (PT), nesta manhã de quarta-feira, 29. O deputado colaborou com uma emenda parlamentar, para a realização do evento.
João de Deus também ressaltou a magnitude do Salipi não só em Teresina, mas em outros municípios. O Saliceu acontecerá no período de primeiro a três de julho de 2016. Segundo ele, a partir do momento em que o Salipi se tornou de grande relevância, outros municípios passaram a reivindicar um evento literário igual para suas comunidades.
“O salão do livro foi uma das coisas mais interessantes que aconteceram e vêm acontecendo no Piauí, do ponto de vista da cultura, incentivo à leitura, ao apreço pelo livro, pela cultura de modo geral. Nesse ano, tivemos a realização do Salão do Livro na cidade de Campo maior, por iniciativa do deputado Aluísio Martins, também no município de Pedro II, no ano passado, tivemos a realização do salão do Livro no município de Coivaras, e também nos municípios de Valença, Parnaíba e Picos, e vamos realizar esse evento também, no próximo final de semana, no período de 7 a 9 de julho, no município de José de Freias”, relata o deputado.
APARTES - O deputado Wilson Brandão (PSB) pediu aparte para ressaltar sobre a importância do Salipi e comparou o evento ao Salão do Livro de Parati, no Rio de Janeiro. “Já participei do Salão do Livro em Parati, que é um evento dos mais grandiosos, e vi que o nosso Salão do Livro não deixa nada a desejar. Precisamos incentivar esses salões. Sem o livro nenhum país ou nação cresce. Esse tipo de evento merece todo o nosso estímulo, para que possamos incentivar a juventude a ler”, reiterou.
Aluísio Martins (PT) comentou sobre o salão do livro nos municípios de campo maior e José de Freitas, eventos em que o deputado contribuiu, segundo ele, com emendas para a realização dos dois eventos. “Considero uma das maiores ações da minha atividade parlamentar, pela receptividade das pessoas das comunidades e de pessoas ligadas a educação e cultura’, disse Aluísio Martins, acrescentando que os estudantes de escolas públicas das regiões citadas, receberam uma quantia de vinte reais, cada, para a compra de um livro, durante os salões do livro.
O Dr. Pessoa (PSD) pediu a palavra e fez uma reflexão sobre a importância da leitura em livros, ao invés de leitura online. Segundo ele, o livro ainda é um bem necessário e lembrou do tempo em que ele era estudante e não tinha dinheiro para comprar livros, mas guarda lembranças de livros que conseguiu, com o seu trabalho e que ainda hoje os têm como troféus. “Eu gosta da leitura do livro impresso, que vai ter sempre seu lugar de destaque em minha vida e acredito que na vida de muitas pessoas”, observou o parlamentar.
Lindalva Miranda /Alepi

Nenhum comentário:
Postar um comentário