terça-feira, 28 de junho de 2016

Trabalho de ressocialização aplicado pela Prefeitura de Timon resgata vidas


 

Ex-dependente químico relata como venceu o vício e onde encontrou ajuda

foto_tratada 2
“O que mais me doía era o olhar de repreensão da sociedade”. Emanuel José Nunes é mais um dos milhares de brasileiros que tiveram a vida devastada pelas drogas; a sua e a de todos aqueles que o amam. Vivendo três anos nas ruas de Timon e de Teresina, hoje ele voltou ao convívio em sociedade, abandonou o vício, encontrou um emprego e é exemplo de força, superação e fé. Emanuel foi assistido inicialmente pelo CRAS Marimar, que foi sua porta de entrada na rede de serviços da assistência social do município. Em seguida, foi encaminhado para a Casa Cidadão, também coordenada pela Prefeitura de Timon, e é responsável por acolher, no período da noite, pessoas em situação de rua.

Cada pessoa entra nesse caminho por motivos particulares, mas todos saem pelo mesmo motivo: determinação. O timonense Emanuel Nunes é prova viva e relata momentos difíceis e onde aqueles que passam pelo mesmo problema podem encontrar ajuda – já que no município há atualmente órgãos que acolhem e encaminham várias pessoas com dificuldades iguais às de Emanuel.

“O pior momento foi quando fui parar nas ruas. Muitas vezes, pensei em desistir da vida. Foi quando ouvi falar da Casa Cidadão de Timon. Lá estudei, fiz uma nova família, tive apoio para abandonar o vício e consegui um emprego, hoje sou auxiliar administrativo. Quando ouvi que estava empregado novamente, comecei a chorar. Não foi fácil, mas assim como eu venci, qualquer pessoa pode vencer; confio em mim, porque confio em Deus”.

Emanuel agora é Auxiliar Administrativo no CRAS Marimar, local onde também recebeu incentivos antes de seguir para a Casa Cidadão. Sua força de vontade foi o ingrediente principal para que pudesse dar a volta por cima. Paralelamente, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES) atuou e segue aplicando os Serviços de Fortalecimento de Vínculos (SCFV) por meio da assistencial social, consultas com psicólogos, trabalhos terapêuticos e outros.

As famílias que estão passando por problemas com álcool ou drogas podem retirar dúvidas nos centros especializados em Timon através do CAPS AD (Álcool e droga), localizado na Avenida Benedito Ferreira Campos, Parque Alvorada. O local oferece tratamento especializado, com profissionais experientes, acolhimento e atividades durante o dia.

Um dos grandes esforços da SEMDES é fortalecer sua rede de serviços, ou seja, encaminhar o indivíduo para todas as instituições que possam ajudar na sua reinserção social.

Casa Cidadão e Residência Inclusiva
A Residência Inclusiva é um espaço de acolhimento para pessoas idosas e deficientes que não têm familiares ou que foram vítimas de abandono (rompimento familiar, abandono, migração), pessoas que estão em trânsito e sem condições de autossustento. Lá eles residem de fato, dormem, fazem todas as refeições e são acompanhados pelos cuidadores e outros profissionais.

A Casa Cidadão acolhe as pessoas em situação de rua no horário da noite. É onde eles dormem e fazem a refeição. Durante o dia, o Centro Pop fica aberto para esse mesmo público, com diferencial que só funciona durante o dia. O intuito é envolver os usuários em atividades e oferecer um local que os mantenha fora das ruas.(Assessoria )

Nenhum comentário:

Postar um comentário