domingo, 31 de julho de 2016

Adolescente morto em Morro do Chapéu saiu de Salvador por medo da violência


 

Felipe, 16 anos, foi morar com o pai no município da Chapada Diamantina no início do ano

Natural de Salvador, o estudante Felipe Magalhães Gama, 16 anos, tinha ido morar na cidade de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, desde o início deste ano, para fugir da violência em Salvador. A informação foi confirmada pela família de Felipe, durante o enterro do adolescente, na manhã deste sábado (30), no cemitério Bosque da Paz. 
Ele morreu na noite de quinta-feira (28), por volta das 19h, durante um assalto. Suspeitos de terem cometido o crime, dois adolescentes foram apreendidos pela polícia e um homem foi espancado até a morte por moradores do município. “Meu filho morava com a mãe até o início desse ano e, em janeiro, ele resolveu morar comigo por isso. A gente sempre tem essa visão de que o interior é mais tranquilo, mas essa não é a realidade da minha cidade hoje”, contou o pai de Felipe, Nilton Gama, ao CORREIO.  
Felipe voltava da escola quando foi morto numa tentativa de assalto 
(Foto: Reprodução/Facebook)
De acordo com a família, Felipe nunca tinha vivido uma situação de violência em Salvador, mas se sentia inseguro quanto à violência urbana em geral. Na capital, ele morava no condomínio Brisas, na Paralela, e estudava no Colégio Ponto Alto. Em Morro do Chapéu, Felipe estava cursando o 2º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Teotônio Marques Dourado Filho. “Ele era quieto, carinhoso, brincalhão. Era de beijar, abraçar. Não era de sair muito. Trabalhava no pet shop do pai dele e chegou a ganhar uma bolsa como melhor aluno da cidade”, disse a prima do estudante, Micaele Oliveira.
O corpo de Felipe foi enterrado sob muita comoção, com a presença de cerca de 100 pessoas. No cortejo, parentes e amigos carregaram também uma faixa com os dizeres: “Felipe, você estava no caminho certo. A educação e a sociedade estão de luto”. Durante o enterro, a mãe do estudante fez um desabafo aos presentes. 
“Se Deus permitiu que minha família carregasse esse fardo, então tinha que ser com Lipe. Meu filho é uma promessa. E meu outro filho pequeno veio e me disse 'Lipe está bem, Deus precisa dele lá no céu”, disse mãe dele, Érika Magalhães, na ocasião, aos presentes.  Felipe era filho único de Nilton, mas tinha um irmão de cinco anos, filho de sua mãe em outro casamento. Na sexta-feira (29), o corpo do estudante já havia sido velado em Morro do Chapéu, na Igreja Matriz.
Suspeito era conhecido por crimes na cidadeO crime aconteceu na noite de quinta-feira (28), por volta das 19h, quando Felipe voltava da escola. Ele foi abordado por José Milton Carlos Semeão, o Filó, 24, e dois adolescentes de 16 anos. O trio anunciou o assalto e, durante o crime, atiraram no rosto do estudante. O objetivo era roubar o celular do rapaz. 
“As pessoas que viram contam que ele disse que não ia dar e começou a andar para trás”, disse a prima dele, Micaele. Foi quando Felipe foi baleado. “Ele ainda caiu na frente da casa de um colega e pediu ajuda”. A vítima foi socorrida para um hospital, mas não resistiu aos ferimentos. Na cidade, chegou-se a fazer uma campanha para doação de sangue tipo O para Felipe, mas, segundo Micaele, o hospital local não tinha estrutura para fazer a transfusão. O estudante morreu antes que pudesse ser transferido para outra unidade de saúde, em Irecê. 
Segundo a assessoria da Polícia Civil, cerca de 30 minutos depois do crime, os três suspeitos foram presos por policiais militares. Eles foram levados para a delegacia da cidade e quando prestavam depoimento foram surpreendidos por uma multidão que invadiu a unidade. Os três foram arrastados para o lado de fora da delegacia e espancados. 
Ainda segundo a assessoria, foi José Milton quem atirou na vítima. Ele morreu depois de receber socos, pedradas e pauladas por todo o corpo. Os adolescentes também foram agredidos, mas, de acordo com a polícia, sem gravidade. Eles estão custodiados na 14ª Coordenadoria Regional de Polícia (Coorpin/ Irecê).
Embora a assessoria não tenha informado se José Milton tinha sido preso, nem o histórico dos adolescentes apreendidos, a prima de Felipe contou que José Milton era conhecido na cidade por outros crimes. No início do ano, inclusive, chegou a ser atingido por seis tiros, mas se recuperou. “Era uma pessoa que tinha trajetória no crime. Antes de encontrar Felipe, naquele dia, ele tentou roubar outras pessoas. Apesar disso, mãe dele é uma pessoa muito direita, da igreja, e tem outros filhos que não tem envolvimento com crime”. 
Apelo por segurançaSegundo ela, todos os moradores da cidade estão assustados. Na sexta-feira (29), a prefeitura de Morro do Chapéu cancelou a festa que comemoraria os 107 anos do município. “Estou assustada. Morro do Chapéu está abandonada, jogada às traças. Só Deus pelo povo. Ele (Felipe) foi um anjo que morreu para acordar a população de Morro do Chapéu”, desabafou Micaele. 
O pai de Felipe, Nilton Gama, também fez um apelo por segurança na cidade. “Meu apelo é que o poder público trabalhe com mais garra para aumentar o efetivo. Hoje só tem uma viatura, com dois PMs de plantão. Eles não dão conta. Espero que o poder público visualize isso, para não voltar a acontecer com outros pais de família. Sei que não fui o último (pai a perder um filho). Vai ter outros, mas que o poder público aja com mais garra. Está faltando algo. Está faltando educação, amor ao próximo e ações que coibam esse tipo de situação”. 
Na próxima sexta-feira (5), moradores da cidade organizam uma manifestação para pedir por mais segurança. O ato está previsto para acontecer na Praça da Música, ainda sem horário definido. 

Show de Wesley Safadão é marcado por vaias


 

Cantor se apresentou na madrugada deste sábado (30), em Roraima

O cantor Wesley Safadão se apresentou na madrugada deste sábado (30) em Boa Vista, em Roraima, e contou com uma situação nada agradável. Segundo informações do 'G1', o show foi marcado por som baixo e vaias do público. 
Tudo começou após a terceira música que Safadão puxou. O som foi reduzido e os fãs logo começaram a questionar "cadê o som?", puxando em seguida diversas vaias. O músico seguiu com a apresentação, mas como as vaias persistiram, ele precisou interromper a performance para se justificar.
(Foto: Divulgação)
Segundo Wesley, o problema teria sido motivado por respeito às normas ambientais, pois, de acordo com a organização do evento, a Companhia de Policiamento Ambiental (Cipa) fez uma solicitação para que o volume fosse reduzido. Constrangido, o artista afirmou não ter ficado satisfeito com a qualidade do som.
O problema durou e algumas pessoas chegaram a jogar garrafas de água no técnico de som do cantor. Ele, então, pediu que elas parassem, já que o profissional não tinha culpa. De acordo com o 'G1', o problema durou cerca de 15 minutos e em seguida foi normalizado.
iBahia.com

Taxista de 63 anos é achado morto em porta-malas de táxi


 

O carro, um Voyage, estava parcialmente queimado e os documentos do taxista estavam no chão do veículo
O corpo de um taxista de 63 anos foi encontrado dentro do porta-malas do táxi em que ele trabalhava perto de uma fazenda em Ilhéus, sul da Bahia, na manhã deste sábado (30). Segundo a delegacia da cidade, o corpo de James Silva do Nascimento foi localizado depois que moradores da região acionaram a Polícia Militar. 
(Foto: Blog Pimenta)
O corpo de James foi achado por volta de 7h. O carro, um Voyage, estava parcialmente queimado e os documentos do taxista estavam no chão do veículo. O taxista tinha sinais de que levou tiro e munições foram encontradas no local. 
A polícia investiga o caso e até o momento não há suspeitos ou motivação para o crime. A suspeita é que o taxista tenha sido executado dentro do próprio porta-mala. 
O corpo da vítima foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Ilhéus.
Táxi foi parcialmente queimado (Foto: Blog Verdinho Itabuna)

Alexandre Almeida fará convenção hoje a tarde em Timon

oposição
Neste domingo, 31, às 17h, no Espaço Fama será realizada a Convenção Política das Oposições de Timon, que reúnem 14 partidos: PSD, PMDB, PP, PR, PHS, PV, PSL, PSC, PTN, PROS, PRB, PT do B, PT e PRTB.  Na convenção serão confirmados os nomes dos pré-candidatos a prefeito e a vice-prefeito de Timon, Alexandre Almeida e Ulisses Waquim. A decisão dos partidos de oposição em marcharem unidos nestas eleições se traduz no maior fato político dos últimos anos em Timon.
O deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Timon pelo PSD, Alexandre Almeida, destacou que a união das oposições se deu de forma democrática e participativa. “Esta será com certeza a maior convenção da história política de Timon. Reuniremos 14 partidos numa união que foi construída de forma democrática, buscando um futuro melhor para todos os timonenses”, afirmou. Alexandre fez questão de pontuar ainda que Timon necessita de um amplo debate sobre seus problemas históricos e que está preparado para construir uma nova realidade para a população timonense.
Ulisses Waquim, pré-candidato a vice-prefeito pelo PMDB, ressaltou que a convenção de domingo é um momento de celebrar a união de todos na busca por um caminho de desenvolvimento para Timon. “Não foi à toa que todos estes 14 partidos se uniram em torno da candidatura de dois jovens. Jovens que possuem trabalho comprovado e que estão sempre em busca do melhor para Timon. Por isso, no domingo vamos celebrar a democracia e a união por uma Timon melhor”.
Alexandre Almeida frisou a importância que foi conduzir o processo de união das oposições e que a forma como ela foi conquistada gera confiança e respeito entre os partidos. “Esse projeto que estamos construindo tem condições de fazer uma renovação política em Timon. O nosso projeto continua o mesmo, que é de resolver os problemas históricos de Timon. Estou preparado para debater os problemas e mostrar as suas soluções”, finaliza.
(Da assessoria)

Homem é preso com 70 trouxas de entorpecentes na Vila Jerusalém


 

Otaviano Bezerra da Silva Neto foi conduzido para a Central de Flagrantes de Teresina.


GP1

 
Um homem identificado por Otaviano Bezerra da Silva Neto, de 23 anos de idade, foi preso neste sábado (30), por uma guarnição do 1º Batalhão da Polícia Militar (BPM). A prisão aconteceu após os policiais encontrarem com ele drogas, celulares, relógios e dinheiro.
Imagem: Divulgação/PMOtaviano Bezerra da Silva Neto(Imagem:Divulgação/PM)Otaviano Bezerra da Silva Neto
A ocorrência começou após os policiais seguirem o suspeito, que estava em um moto-táxi e se direcionava no sentido a Vila Jerusalém, onde mora. Otaviano foi abordado próximo a um local, que funciona um ponto de venda de drogas, naquele mesmo bairro.
Imagem: Divulgação/PMCom ele foi encontrado drogas, dinheiro, celulares e relógiosD(Imagem:Divulgação/PM)Com ele foi encontrado drogas, dinheiro, celulares e relógios
Segundo o capitão Antônio Marcos do 1º BPM, com ele foram encontradas 70 trouxas de entorpecentes (crack e maconha), três celulares, dois relógios avaliados em R$ 1.477, R$ 40 em espécie. Otaviano foi conduzido para a Central de Flagrantes de Teresina, onde deve ter sido autuado por tráfico de drogas.

Homem é preso com Honda Civic roubado no Parque Itararé


 

O carro está com placas clonadas e tem registro de roubo em Goiânia (GO).


GP1

 
Policiais Civis da Polícia Interestadual do Piauí (Polinter), prendeu na tarde deste sábado (30), um homem suspeito de receptação de veículo, na zona Sudeste de Teresina. Com ele, foi apreendido um carro modelo Honda Civic com placas clonadas e registro de roubo em Goiânia (GO).

Imagem: Ascom/ SegurançaHonda Civic com placas clonadas e registro de roubo(Imagem:Ascom/ Segurança)Honda Civic com placas clonadas e registro de roubo
Segundo informações do delegado Luciano Alcântara, a identidade do indivíduo não foi revelada para preservar as investigações. “Ele foi preso na própria residência no bairro Parque Itararé e levado para a Central de Flagrantes de Teresina, sob acusação de receptação de veículo roubado”, afirmou.

Conforme o delegado Cadena Júnior, coordenador da Polinter, este é o terceiro caso de apreensão de carros roubados com placas clonadas circulando na capital, em apenas uma semana.

Policial Militar morre após colisão em Cajueiro da Praia

GP1

 
Um policial militar, identificado como Lívio dos Santos Carvalho, 34 anos, lotado na Companhia Independente de Policiamento Turístico (Ciptur), em Luís Correia, litoral do Piauí, morreu na tarde deste sábado (30), por volta das 16 horas, durante um acidente de trânsito.
Imagem: Facebook/Adriano de LucenalSoldado Lívio(Imagem:Facebook/Plantão Policial)Soldado Lívio
Segundo informações do Comandante da Ciptur, Major Pacífico, o acidente ocorreu após uma colisão da motocicleta da vítima com uma vaca, na altura da localidade Morada Nova, na BR 402, em Cajueiro da Praia.

Soldado Lívio era lotado na Ciptur desde 2009, e retornava do serviço quando ocorreu a colisão. O corpo dele está sendo velado na Pax União de Parnaíba, e deve ser enterrado às 16 horas deste domingo (31).


Flávio Júnior confirma apoio do PDT ao candidato Firmino Filho


 

"A gente vem tendo esse diálogo há muito tempo com o prefeito de Teresina Firmino Filho", disse o secretário.


GP1

 
O PDT vai apoiar a candidatura a reeleição de Firmino Filho (PSDB). A informação foi confirmada ao GP1, pelo secretário estadual do Turismo no Piauí, Flávio Nogueira Júnior. O secretário explicou que após várias discussões com o prefeito, a direção do partido decidiu seguir com o chefe do executivo.
Imagem: Lucas Dias/GP1 Flávio Nogueira Júnior(Imagem:Foto: Lucas Dias/GP1)Flávio Nogueira Júnior

“A gente vem tendo esse diálogo há muito tempo com o prefeito de Teresina Firmino Filho. E por acreditar que ele é uma pessoa que vem realizando muito pela nossa Capital, trazendo benefícios para a população, decidimos apoiar a reeleição dele”, explicou Flávio Nogueira.

Proporcionalmente, o Partido Democrático Trabalhista está coligado com o PRP. “O objetivo dessa coligação é eleger cinco vereadores”, adiantou.

PSDB homologa candidatura de Firmino Filho à reeleição


 

Firmino chegou ao local e percorreu diversos espaços onde ocorrrem as convenções dos partidos aliados como PP, PMDB e PSL.


GP1

 
O PSDB realizou na manhã deste sábado (30) a Convenção Municipal que homologou os nomes do prefeito Firmino Filho, que disputa a reeleição, e de Luiz Júnior (PMDB), que disputará a vaga de vice, além de todos aqueles que vão disputar vagas na Câmara de Vereadores.
Imagem: Marcelo Cardoso/GP1Firmino Filho terá apoio do PP de Ciro Nogueira(Imagem:Marcelo Cardoso/GP1)Firmino Filho terá apoio do PP de Ciro Nogueira
O evento foi realizado no Atlantic City, zona leste da Capital. Firmino chegou ao local e percorreu diversos espaços onde ocorreram as convenções dos partidos aliados como PP, PMDB e PSL.
Imagem: Marcelo Cardoso/GP1Firmino Filho em convenção(Imagem:Marcelo Cardoso/GP1)Firmino Filho em convenção
O ex-vereador Chico Wilson, presidente a executiva municipal da sigla, ressaltou a comemoração da união de quase 20 partidos na chapa tucana. “É uma grande festa democrática, congraçamento cívico, quase 20 partidos caminhando lado a lado com o prefeito Firmino, rumo à vitória. Quando o calendário político nos permitir estaremos fazendo um diálogo com a população da capital, prestando conta do trabalho feito e renovando essa parceria que já dura quase 20 anos, iniciou-se ainda  com o ex-prefeito Wall Ferraz, saudosa memória,  passando por Chico Gerardo, Firmino Filho, Silvio Mendes, novamente Firmino e haveremos de continuar firmes e fortes trabalhando pela nossa capital com a reeleição”, declarou.
Imagem: Marcelo Cardos/GP1Chico Wilson(Imagem:Marcelo Cardos/GP1)Chico Wilson
Caso reeleito, o prefeito Firmino Filho prometeu dar continuidade aos projetos que já estão sendo executados, principalmente na área de mobilidade urbana e melhoria da educação pública municipal, além dos investimentos em estruturas de lazer para a população.
Imagem: Marcelo Cardoso/GP1Firmino Filho, PSDB(Imagem:Marcelo Cardoso/GP1)Firmino Filho, PSDB
“Vamos continuar a ampliação dos espaços públicos e seguros. Temos dois exemplos nessa administração: o Parentão e o Parque da Cidadania, queremos que a população volte a se reapropriar dos espaços públicos, que os jovens possam estar de volta às praças, aos parques, para que possamos ter melhor qualidade de vida”, declarou.

Questionado sobre as acusações de formação de um “blocão”, Firmino rebateu “Blocão é enfrentar a prefeitura com o governo do estado e o governo federal, o resto é pinto”, declarou.
Imagem: Francisco Barbosa/GP1Luiz Júnior (PMDB), candidato a vice-prefeito na chapa de Firmino Filho (Imagem:Francisco Barbosa (GP1))Luiz Júnior (PMDB), candidato a vice-prefeito na chapa de Firmino Filho
O deputado estadual João Mádison Nogueira (PMDB), presente na Convenção, demonstrou entusiasmo quanto à coligação. “Estamos tranquilos, porque é fácil explicar essa coligação para o povo. Fizemos coligações importantes com PSDB. Estamos reeditando uma coligação importante para 2018. O Firmino esta fazendo a melhor gestão dos últimos tempos. O PMDB indicou o Luiz Júnior para essa caminhada”, disse Mádison.
Imagem: Francisco Barbosa/GP1Deputado estadual João Madson (PMDB)(Imagem:Francisco Barbosa (GP1))Deputado estadual João Madson (PMDB)
O deputado ainda citou os partidos que o PMDB estará na disputa proporcional. “Coligaremos com PRB, PRTB e PMDB. Nós lançaremos 27 candidatos e a meta é elegermos quatro”, disse o deputado.

*Com informações da repórter Thais Guimarães
Imagem: Marcelo Cardoso/GP1PSDB e PMDB sairão juntos(Imagem:Marcelo Cardoso/GP1)PSDB e PMDB sairão juntos

Imagem: Marcelo Cardoso/GP1Ciro Nogueira(Imagem:Marcelo Cardoso/GP1)Ciro Nogueira

Imagem: Marcelo Cardoso/GP1Prefeito Firmino Filho, PSDB(Imagem:Marcelo Cardoso/GP1)Prefeito Firmino Filho, PSDB
Imagem: Marcelo Cardoso/GP1Prefeito Firmino Filho(Imagem:Marcelo Cardoso/GP1)Prefeito Firmino Filho
Imagem: Marcelo Cardoso/GP1Prefeito cumprimenta o povo(Imagem:Marcelo Cardoso/GP1)Prefeito cumprimenta o povo
Imagem: Marcelo Cardoso/GP1Firmino Filho(Imagem:Marcelo Cardoso/GP1)Firmino Filho
Imagem: Marcelo Cardoso/GP1Convenção que homologou candidatura de Firmino Filho(Imagem:Marcelo Cardoso/GP1)Convenção que homologou candidatura de Firmino Filho
Imagem: Francisco Barbosa /GP1Firmino Filho lança candidatura à reeleição em Teresina (Imagem:Francisco Barbosa (GP1))Firmino Filho lança candidatura à reeleição em Teresina
Imagem: Marcelo Cardoso/GP1Convenção lotada(Imagem:Marcelo Cardoso/GP1)Convenção lotada
Imagem: Marcelo Cardoso/GP1Sílvio Mendes na convenção(Imagem:Marcelo Cardoso/GP1)Sílvio Mendes na convenção
Imagem: Marcelo Cardoso/GP1Firmino na convenção do PMDB(Imagem:Marcelo Cardoso/GP1)Firmino na convenção do PMDB
Imagem: Francisco Barbosa/GP1Deputado Marden Menezes (PSDB)(Imagem:Francisco Barbosa (GP1))Deputado Marden Menezes (PSDB)
Imagem: Marcelo CardosoGP1Prefeito cumprimenta as pessoas(Imagem:Marcelo CardosoGP1)Prefeito cumprimenta as pessoas
Imagem: Marcelo Cardoso/GP1Lázaro do Piauí(Imagem:Marcelo Cardoso/GP1)Lázaro do Piauí