quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Heráclito é único piauiense na lista dos mais influentes na Câmara


 

Dos 100 parlamentares que aparecem na lista “Cabeças do Congresso”, 62 são deputados e 38 são senadores.
RAYANE TRAJANO
O deputado federal piauiense Heráclito Fortes (PSB) é novamente considerado um dos mais influentes do Poder Legislativo Nacional de acordo com o ranking das 100 “Cabeças do Congresso”, feito anualmente pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). 
  • Foto: Lucas Dias/GP1Deputado Heráclito FortesDeputado Heráclito Fortes
Dos 100 parlamentares que aparecem na lista, 62 são deputados e 38 são senadores. Heráclito Fortes é o único deputado piauiense citado. Ele é considerado pelo órgão como bom articulador e debatedor. Bons debatedores “são, por essência, parlamentares extrovertidos, que procuram ocupar espaços e explorar os assuntos que possam ser notícia. Conhecedores das regras regimentais, que regem as sessões e o funcionamento das Casas do Congresso, exercem real influência nos debates e na definição da agenda prioritária”, afirmou o Diap.  No Senado, o piauiense Ciro Nogueira também é considerado um dos mais influentes.   

A série “Os Cabeças” está em sua 23ª edição. Os nomes listados representam, na definição do DIAP, parlamentares que conseguem se distinguir pela prática de qualidades e capacidades, como a aptidão de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, liderando sua repercussão e tomada de decisão. 

Outros atributos que caracterizam protagonistas no legislativo federal, são: a capacidade de negociações, votações, articulações e formulações, eficiência na leitura da realidade e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão. A pesquisa inclui apenas os parlamentares que estavam no efetivo exercício do mandato no período de avaliação, correspondente ao período de fevereiro a julho de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário