Do Portal AZ – Candidato à reeleição, o prefeito de Timon, Luciano Leitoa (PSB) lidera a segunda pesquisa Data AZ realizada na cidade maranhense. Leitoa aparece com 41,78% das intenções de voto em sondagem espontânea, contra 36,01% de Alexandre Almeida (PSD). A diferença entre os dois é de 5,77%, acima da margem de erro da pesquisa, que é de 4,1% para mais ou para menos.
Na pesquisa estimulada, quando são apresentados os nomes dos candidatos ao eleitor, o prefeito amplia sua vantagem para 6,64%. Leitoa tem 45,28% contra 38,64% de Alexandre Almeida.
O número de eleitores indecisos na pesquisa espontânea é quase três vezes superior à vantagem do prefeito sobre seu opositor: 16,26% dos entrevistados não sabem nem opinam sobre em quem votarão para prefeito.
Na pesquisa estimulada, os eleitores indecisos caem quase pela metade: 8,39% dizem não saber em que vão votar.
Os que não citam nenhum nome ou que votarão brancos e nulos somam 5,94% na pesquisa espontânea e 7,69% na estimulada.
Os dois candidatos estão empatados na rejeição
Em uma eleição polarizada pela ausência de outros candidatos à Prefeitura de Timon, fez com que houvesse um empate na rejeição do eleitor a Luciano Leitoa e Alexandre Almeida.
Somam 32,34% os eleitores que disseram não votar de jeito nenhum no prefeito, enquanto a rejeição ao seu opositor chega a 31,99%.
A diferença de somente 0,35% permite apontar um rigoroso empate técnico.
Os eleitores que não rejeitam nenhum dos candidatos somam 10,49% e os que não sabem nem opinam somam 21,15%.
Luciano lidera a corrida desde julho
Na primeira pesquisa realizada em Timon pelo Data AZ, para o Portal AZ e jornal O DIA, no dia 14 de julho, com 500 eleitores em 40 bairros e localidades rurais, Luciano tinha 42,60% das intenções de voto em sondagem estimulada, contra 28,80% de Alexandre Almeida. Socorro Waquim aparecia com 11,60%.
Aparentemente, ele agregou os votos da peemedebista, pois agora soma 38,64% das intenções de voto em sondagem estimula.
Na pesquisa de 14 de julho, em sondagem espontânea, o prefeito candidato à reeleição aparecia com 38,40%, enquanto Alexandre Almeida tinha 20% e Socorro Waquim, 7,20%.
Mesmo não liderando a pesquisa de agora, Alexandre Almeida foi quem mais agregou intenções de voto de julho até aqui, praticamente dobrando o índice na sondagem espontânea.
Nenhum comentário:
Postar um comentário