Atualizado às 23h04
O candidato do PSDB, Firmino Filho, foi reeleito na noite deste domingo (2) prefeito de Teresina. Com 100% dos votos apurados, o tucano obteve 209.953 votos, o que equivale a 51,48%. Em segundo lugar ficou Dr Pessoa (PSD), com 39,34% dos votos (160.420).
Amadeu Campos ficou em 3º lugar com 27.437 votos (6,73%), seguido de Everton Diego (PSOL) com 4.855 votos (1,19%), Luciane Santos (PSTU) com 2.657 (0,65%), Quem Quem (PTN) com 1.766 (0,43%) e Lourdes Melo (PCO) com apenas 737 votos (0,18%).
Votos brancos somaram 8.916 (2%). Nulos foram 28.440 (6,39%). A abstenção na capital chegou a 11,70%.
"Não serei prefeito apenas de quem votou, serei prefeito de todos", declarou o prefeito Firmino Filho (PSDB), após o resultado das votações que o reelegeram neste domingo. Ele destacou que sua grande prioridade será promover o desenvolvimento da capital piauiense por meio da educação.
"Nossa obsessão é com o desenvolvimento de Teresina a partir da educação. Queremos dar mais oportunidades pela educação. No IDEB, Teresina foi a terceira melhor capital do Brasil. Teresina tem um padrão e passa a ser referência nacional. Mas temos que avançar, dar novos saltos qualitativos e universalizar a educação infantil", declarou
Firmino disse que sua vitória representa a superação de crises econômicas e políticas vividas em todo o Brasil
"É uma enorme responsabilidade, atribuo mais essa vitória à generosidade do povo de Teresina, que quando eu tinha 32 anos me deu um voto de confiança e me elegeu prefeito. Minha história é junta e misturada com Teresina e estarei buscando em cada gesto nosso pagar a confiança depositada", disse.
Ele parabenizou seus adversários e disse que a disputa pela prefeitura de Teresina garantiu um debate franco e direto sobre as questões prioritárias na capital.
"Quero fazer um agradecimento aos outros candidatos. A eleição funciona com debate franco e direto. Quero agradecer e parabenizar o Dr. Pessoa, que é um amigo pessoal nosso. Estivemos juntos em várias oportunidades e continua a ser grande amigo, cumpriu um grande papel. Ao jornalista Amadeu Campos, que atendeu a um convite do seu partido e trouxe sua experiência e trabalho para servir e com certeza sai vitorioso, por contribuir para essa eleição democratica e plural", declarou.
Festa com desabafo
Ao chegar na "Casa 45", sede da campanha do tucano, Firmino Filho foi recebido aos gritos de "tetracampeão". É o primeiro prefeito eleito quatro vezes para o cargo, superando Raimundo Wall Ferraz.
Ao chegar na "Casa 45", sede da campanha do tucano, Firmino Filho foi recebido aos gritos de "tetracampeão". É o primeiro prefeito eleito quatro vezes para o cargo, superando Raimundo Wall Ferraz.
Firmino Filho afirmou ter uma dívida de gratidão com os teresinenses, que ele quer retribuir com trabalho, em especial na educação e mobilidade urbana. "Nunca conseguirei pagar por completo. Mas cada passo da nossa vida pública, que é junta e misturada com Teresina, vai ser buscando, a cada passo, resgatar um pouco dessa dívida".
Em seu discurso, afirmou que houve quem desse sua vida pública como encerrada. "Há dez meses atrás diziam que o Firmino tava morto. Que não tinha mais jeito. Que o PSDB já era história. E nós, mais uma vez, fomos à luta levando uma prestação de contas para a nossa população, mostrando aquilo que nós fizemos em cada área da cidade e da Prefeitura". O período de dez meses remete às pesquisas de opinião que apontavam Dr. Pessoa (PSD) liderando a disputa na capital.
O prefeito reeleito fez um agradecimento a sua esposa Luci, aos três filhos, sua mãe e ao pai, este já falecido. Lembrou de Wall Feraz e Ubiraci Carvalho, políticos que já se foram. E dedicou a vitóri aos teresinenses.
"Essa vitória pertence a esse povo de Teresina, ela pertence ao servidor municipal que luta no seu dia a dia para servir a cidade, pertence a todas as nossas lideranças, toda a nossa militância, nossos coligados", declarou. "Teresina não pode parar. Teresina tem de crescer. Teresina precisa seguir em frente".
A campanha
Firmino Filho fez uma campanha de prestação de conta com 18 partidos aliados. Bastante criticado, evitou bater de frente com os adversários. Teve aliados de peso como o senador Ciro Nogueira (PP).
No discurso durante toda a campanha, reverteu as críticas de que o PSDB só faz o "feijão com arroz" na administração municipal.






























Nenhum comentário:
Postar um comentário