quarta-feira, 2 de novembro de 2016

3.036 estudantes no Maranhão terão provas do Enem adiadas


 

  •  
Instituto divulgou que alunos que fariam provas em locais que foram ocupados prestarão exame em dezembro

Foto: Agência Brasil
SÃO LUÍS – O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, no fim da tarde desta terça-feira (1º), que 3.036 estudantes no Maranhão farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) apenas nos dias 3 e 4 de dezembro, um mês após a data oficial estipulada pelo Ministério da Educação (MEC). Segundo o MEC, ao todo, 191.494 estudantes serão afetados pelas ocupações em todo o país. Os inscritos, que passarão pela mudança, serão avisados pelo Inep por meio de SMS, e-mail e divulgação no site. Será possível, ainda, acessar o aplicativo Enem 2016 ou se informar pelo 0800 616161.
O restante dos estudantes do Maranhão - 324.765 -, farão o Enem normalmente no sábado (5) e domingo (6) deste mês. Apenas os estudantes que fariam provas nas cidades de Grajaú, no campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Imperatriz (no Centro de Estudos Superiores da Uema), Pinheiro (no campus do IFMA e na Unidade Escolar Agostinho Ramalho Marques) e São Bernardo (no campus da UFMA) vão ter a data da avaliação modificada.
Apesar das ocupações em São Luís, no Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Centro Histórico, no Núcleo de História da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e no Centro Integrado do Rio Anil (Cintra), nenhum estudante foi afetado, já que os manifestantes suspenderam os protestos.
Segundo o Inep, a mudança dos locais de prova na véspera da aplicação coloca em risco a segurança do Enem. O exame exige um plano logístico de distribuição do material, com rotas pré-definidas, escoltas policiais e efetivo policial destacado para a operação. A alteração desses locais implica em reprocessar todo o material para readequação da nova logística. O local requer, ainda, estrutura mínima para receber a aplicação, ter acessibilidade para deficientes físicos (banheiros adaptados, mobiliário adequado para cadeirantes, surdos, cegos e à faixa etária), além de salas extras e estudo de plano de risco.
A nova aplicação será em tempo hábil para a utilização dos resultados no SISU, Fies e Prouni. Do ponto de vista da prova, os novos itens serão equivalentes, de modo a garantir a isonomia do Enem.
Veja a lista das escolas que estão com provas suspensas aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário