A derrota que o PT sofreu nas urnas em Parnaíba, serve de alerta para os dirigentes do partido a nível municipal e estadual. A prefeitura da segunda maior cidade do estado é um termômetro para o Piauí.
A eleição de Mão Santa (SD), provou que o ex-governador venceu o processo eleitoral com uma soma de mais de 10 mil votos de diferença da última campanha onde colocou seu nome para a avaliação popular. Em 2012 Mão Santa obteve pouco mais de 24 mil votos, já em 2016 a votação saltou para 35 mil.
Os resultados mostram também que o atual prefeito Florentino Neto (PT), não teve queda em sua votação se colocados os dois pleitos. Em 2012 o petista teve 34 mil votos, número que se repetiu em 2016. Florentino não perdeu sua votação, o detalhe é que Mão Santa venceu o processo.
O resultado das urnas neste segundo turno, mostra que não só o PT mas a grande maioria dos candidatos que disputaram as eleições, estando filiados à um partido de esquerda foram derrotados. Cabe aos próprios partidos fazer uma avaliação necessária à essa altura da política.
De acordo com o presidente do PT de Parnaíba Edivan França, até o dia 10 de novembro todo o diretório nacional deve estar reunido para fazer essa avaliação “O PT é orgânico, tem uma estrutura nacionalizada, ou seja, estamos aguardando uma resolução que deve sair dia 10 com a reunião da direção nacional” informou.
Embora tenha perdido a eleição majoritária no município, o PT manterá a partir de janeiro de 2017 sua representação no legislativo com a vereadora Fátima Carmino que está em seu terceiro mandato, trazendo em seu perfil político, uma postura mais independente às mudanças que sofreu o partido ao longo dos anos.
A partir de janeiro ela passa a ser a personalidade política do partido mais importante no cenário local, passando a aumentar sua responsabilidade em vida pública.
Por Tiago Mendes
Nenhum comentário:
Postar um comentário