quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Escola do Legislativo completa dez anos e já capacitou mais de cinco mil servidores


 

Ribamar Santana/ Agência Assembleia
Escola do Legislativo completa dez anos e já capacitou mais de cinco mil servidores
A Escola do Legislativo do Maranhão (ELEMA) completa 10 anos, neste mês de dezembro, e já capacitou mais de cinco mil servidores.  Sua atuação abrange as áreas de Administração Pública, Formação Política, Tecnologia da Informação, Comunicação e Linguagem e Desenvolvimento Psicofuncional.
“Estamos cumprindo com o papel de capacitar os servidores públicos do Poder Legislativo. Queremos e vamos fazer mais para tornar os servidores do Poder Legislativo Estadual cada vez mais capacitados. Sinto orgulho de fazer parte dessa história”, afirmou Miqueias Carvalho, Coordenador Administrativo da ELEMA.
A ELEMA foi inaugurada, oficialmente, dia 13 de dezembro de 2006 através da Resolução Legislativa nº 480/2005, de autoria do ex-deputado João Evangelista. Iniciou suas atividades em 05 de março de 2007.
Seu objetivo principal é o de contribuir com o processo de aperfeiçoamento do Poder Legislativo, nas esferas estadual e municipal, por meio de intervenções pedagógicas que propiciem mudanças de concepções e práticas, na perspectiva da consolidação da democracia e da efetivação de uma sociedade ética, justa e inclusiva.
Sua implantação deveu-se à promulgação da Constituição Federal de 1988, que, no artigo 39, §2º, estabelece a criação de escolas de governo para a formação e o aperfeiçoamento dos servidores públicos. O Estado de Minas Gerais, há 24 anos, foi o pioneiro na implantação e desenvolvimento de uma Escola do Legislativo. Atualmente, no Brasil, existem 27 Escolas do Legislativo.
ATUAÇÃO DA ELEMA
O carro-chefe em termos das atividades desenvolvidas pela ELEMA é a área de Tecnologia da Informação, com a oferta permanente de cursos de informática de diversas modalidades, para os servidores da Casa e seus dependentes. “Este ano, ampliamos o leque de cursos. Recentemente ofertamos o curso de Informática Kids, para crianças, e o curso de Planilhas de Preço, ambos de iniciativa pioneira”, salientou Miqueias.
“Firmamos parceria com o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), do Senado Federal, por meio do Programa Interlegis, com a Associação Brasileira das Escolas do Legislativo (ABEL), e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), que nos permitiu ampliar bastante nosso campo de atuação. Inclusive, realizamos cursos de pós-graduação em Gestão de Políticas Públicas e o Curso Tecnológico de Serviço Público, de nível médio, por intermédio de convênio com a UEMA”, destacou o Coordenador Administrativo da ELEMA.
Até aqui, a ELEMA já capacitou 5.447 servidores, sendo 1.080, em 2007; 1.234, em 2008; 353, em 2009; 325, em 2010; 530, em 2011; 371, em 2012; 302, em 2013; 314, em 2014; 348, em 2015 e 620, em 2016.
Segundo Miqueias, para o próximo ano, está previsto a oferta de curso de pós-graduação, na área de Administração Pública, e a reativação dos cursos de Educação a Distância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário