sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Veja as fotos : Projeto de sustentabilidade tem mudado a realidade de escola municipal de Timon


 

A iniciativa da escola foi premiada e reconhecida pelo governo do estado

premiação3
O projeto “Fiscais da Sustentabilidade” vem fazendo a diferença na Escola Municipal de Educação Fundamental Luís Miguel Budaruiche, localizada na Vila Angélica, em Timon. A iniciativa tem gerado resultados em relação à conservação do patrimônio público e conscientização do consumo de água e energia. Desenvolvido pelo professor de Ciências Raul Mendes, o projeto foi premiado no concurso Escolas Sustentáveis, promovido pelo Tribunal de Justiça, Ministério Público e Governo do Estado do Maranhão. A equipe da escola foi receber o prêmio no último dia 16 de fevereiro, em São Luís.

O Prof. Me. Raul Mendes explica que teve o apoio da direção, dos outros professores e que a maioria dos alunos recebeu bem o projeto, mas que no início, alguns alunos e pais não aceitaram muito bem sua execução na escola. “O projeto foi realizado com os alunos do 6º ao 9º ano do turno da tarde, com o objetivo de diminuir o consumo de água e energia da escola, além de conscientizá-los sobre a preservação do meio ambiente e conservação do patrimônio escolar. Para isso, elegemos 13 fiscais para observar quem descumpria as regras estabelecidas no projeto, como riscar paredes, quebrar carteiras ou desperdiçar água e energia. Os alunos que desobedeciam às regras eram multados com pontos descontados na nota ou faziam alguma benfeitoria na escola, tudo em comum acordo com os professores e pais”.
IMG_8167
Ele acrescenta: “Depois de alguns meses que o projeto estava sendo executado, os pais entenderam, os próprios alunos já estavam colaborando e motivados a preservar a escola, além de ter melhorado muito o comportamento deles e suas notas”.

A aluna do 8º ano, Beatriz de Sousa conta que, depois do projeto, as paredes não estavam mais sendo riscadas, assim como as carteiras não estavam mais sendo quebradas. “Eu, como uma das fiscais, fiquei muito feliz em ver que, ao longo do ano, muita coisa mudou na nossa escola, pois os alunos passaram a se preocupar mais e cuidar mais do nosso patrimônio”.

Jairo da Silva, aluno do 9º ano, lembra que muitas carteiras apareciam quebradas e ninguém sabia quem as quebrava. Ele ficou contente com o recebimento do prêmio. “Hoje nossa escola está mais limpa, não temos mais problemas com carteiras quebradas, só isso já valeu a pena. Mas o prêmio foi merecido, porque trabalhamos muito para isso durante todo o ano”.
IMG_8161
O projeto foi considerado um dos melhores projetos do Estado no contexto sustentável. A EMEF Luís Miguel Budaruiche foi parabenizada pelo próprio governador Flavio Dino, pela iniciativa pioneira na conscientização da comunidade escolar nessa perspectiva de conservação do ambiente em que vivemos. O professor recebeu a premiação de R$ 1.000,00 e a escola foi agraciada com o prêmio de R$ 2.000,00.

“Este prêmio será investido na escola. Pretendemos confeccionar mesas de xadrez para fazer uma parceria com o professor de Matemática e motivar os alunos no aprendizado da matéria. Além disso, queremos estender o projeto também para os alunos do turno da manhã”, conta Luzia Campos, diretora da EMEF Luís Miguel Budaruiche, que atende mais de mil alunos nos três turnos.( Assessoria )
IMG_8163
IMG_20170223_104810956_HDR

Nenhum comentário:

Postar um comentário