Uma fossa onde estariam enterrados 800 bebês e crianças foi descoberta por especialistas em um antigo orfanato católico na Irlanda. O assunto veio à tona nesta sexta-feira (3). As informações são do UOL.
Segundo testes de DNA, as crianças enterradas nas 20 câmaras da fossa tinham idade entre 35 semanas e três anos.
A investigação teve início após uma denúncia da historiadora Catherine Corless, que descobriu a certidão de óbito das crianças, mas nunca os registros de enterro delas.
O centro religioso funcionou entre os anos de 1925 e 1961 como um lar para crianças e jovens mães solteiras. O orfanato “Bom Secours Mother and Baby” é localizado na cidade de Tuam, na Irlanda.
Uma comissão instituída pelo governo local afirmou que as mulheres e jovens que viveram nas casas católicas e conventos sofreram fome, miséria e tratamentos violentos, o que teria provocado a morte de várias mães e seus bebês.
A investigação apontou ainda, que as mães trabalhavam gratuitamente em troca do auxílio das freiras na gravidez e no parto. Após o nascimento, os bebês eram colocados em uma ala separada e entregues para adoção.
O filme “Philomena”, lançado em 2013, narra um episódio inspirado em fatos reais ocorridos na Irlanda com uma mulher que engravidou na adolescência e teve seu filho vendido pelas freiras católicas.
(Com informações do UOL)

Nenhum comentário:
Postar um comentário