quinta-feira, 30 de março de 2017

Produtos vencidos são tirados do lixo por moradores para consumo


Segundo relatos, um caminhão despejou três cargas em área usada como lixão; biscoitos, fraldas e refrigerantes estavam entre os produtos dispensados

Moradores da área do Cantinho do Céu garimpam produtos vencidos jogados na área.
Moradores da área do Cantinho do Céu garimpam produtos vencidos jogados na área. (Foto: De Jesus / O ESTADO)
SÃO LUÍS - Os moradores da área que fica próxima de um terreno baldio, usado como lixão no Cantinho do Céu, foram surpreendidos no fim da manhã desta quarta-feira, 29. Segundo relatos, por volta das 12h, homens em um caminhão iniciaram o descarrego de três cargas de produtos vencidos no local.

Foram dispensados dezenas de pacotes de biscoitos, caixas de sabão em pó, fraldas e fardos de refrigerantes e energéticos. Sem cerimônia, os homens fizeram o trabalho de dispensar a carga e, após as três viagens, foram embora.

Logo após, o local foi tomado por dezenas de moradores, que passaram a carregar os produtos para casa, alheios aos riscos à saúde. Teve gente que usou até carrinho de mão para ajudar no transporte.

Os produtos, de acordo com os rótulos, tinham como prazo de validade diversos meses do ano de 2015.
Ninguém quis falar sobre o assunto. A origem dos produtos também é desconhecida.
Riscos de produtos vencidos
Entre as complicações causadas pela ingestão de produtos vencidos, estão as intoxicações, toxi-infecções e infecções alimentares causadas por bactérias, como a Escherichia Coli e a Salmonella sp. Também podem provocar desconfortos como dores abdominais, calafrios, vômitos, diarréias e febres, que podem até levar à morte.
Da mesma forma, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), produtos de limpeza vencidos perdem a eficácia para limpar e podem causar irritações na pele, queimaduras e até problemas respiratórios. Estes sofrem alterações na sua composição química, podendo se tornar tóxicos e corrosivos e causar danos à saúde se ingerido, tocado ou inalado.
VER TODAS
IMAGEM 1 DE 12
Leia

Nenhum comentário:

Postar um comentário