segunda-feira, 17 de abril de 2017

Desenvolvimento rural: produtores têm incentivo e oportunidade para regularização


 

EA9A8280

Agricultores de onze assentamentos de Timon foram recebidos na manhã desta segunda-feira (17/04) na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Timon (SEMDR). A convite do secretário Jair Mayner, as lideranças foram informadas sobre projetos e ações que ajudarão a alavancar o desenvolvimento rural, gerando renda e melhorando a vida dos produtores rurais, além de explicar sobre a oportunidade de regularização de quadro social e liquidação da dívidas.

Na ocasião, o secretário Jair falou das oportunidades geradas através do incentivo promovido pelo projeto Timon Produtivo, que oferece assistência técnica, capacitação, mecanização da lavoura, oferta de grãos e animais, dentre outras ações de apoio ao produtor, especialmente na cajulcultura, fruticultura irrigada e a criação de pequenos animais. Estão sendo implementados ainda os projetos Mais Caju, Mais Carne e Mais Irrigação, para dar ainda mais condições de crescimento as família do campo.
EA9A8281
Aliado a isso, os produtores terão ainda mais benefícios, através do Pronaf A. “Os assentamentos são comunidades organizadas, com associação, estrutura necessária e acesso a crédito, e a secretaria presta toda a assistência técnica a eles”, comenta o secretário Jair Mayner, ressaltando que, no entanto, as associações deverão emitir a Declaração de Aptidão ao Pronaf A (DAP).

“Quanto a essa questão, daremos todo o apoio necessário para a emissão da DAP”, garantiu Mayner, que explicou ainda sobre o Pronaf A: “Esse é um crédito exclusivo para assentamentos, permitindo a aplicação de até 25 mil reais em produção, com juros de apenas 0,5% ao ano, carência de 3 anos, prazo de 10 anos para pagamento, podendo ainda o produtor receber até 53% de desconto. Os produtores do assentamento usarão os recursos diretamente no setor produtivo do município. A SEMDR continuará prestando todo o apoio e direcionamento necessários”.
EA9A8283
O empenho da Prefeitura de Timon em apoiar a produção rural permeia também a mediação junto a instituições financeiras para a quitação de débitos e regularização de quadro social. Através da Lei Federal Nº 13.340/2016, que autoriza a liquidação e a renegociação de dívidas de crédito rural, a SEMDR também vai auxiliar as associações dos assentamentos. “A lei permite essa quitação, e nós da SEMDR já negociamos junto ao banco para que, mediante a liquidação da dívida, seja regularizado o quadro social das associações, e assim sejam resolvidas todas as pendências”, arrematou o secretário.( Assessoria )

Nenhum comentário:

Postar um comentário