sábado, 1 de abril de 2017

Garantir uma alimentação de qualidade e segura é uma das prioridades da Prefeitura de Timon


 

EA9A7468
Um dos pilares da manutenção da boa saúde está na alimentação. Por meio dos nutrientes que consumimos diariamente vindos dos alimentos que ingerimos, o organismo ganha o combustível necessário para funcionar satisfatoriamente e auxiliar nas nossas atividades diárias, assim como no aprendizado. Por isso, a importância de se pensar em uma alimentação escolar efetivamente adequada todos os dias.

A data desta sexta-feira, 31 de março, é lembrada como o Dia Mundial da Saúde e Nutrição, que chama a atenção para a necessidade de práticas de vida mais saudáveis, isso inclui a alimentação, principalmente das crianças, que devem iniciar desde cedo este hábito.
EA9A7470
A Prefeitura de Timon garante, todos os dias, a merenda escolar de qualidade em todas as escolas de Educação Infantil e Fundamental da rede municipal de ensino, de acordo com a Lei nº 11.947, de junho de 2009, que diz que o aluno deve receber uma alimentação saudável e adequada, compreendendo o uso de alimentos variados, seguros, contribuindo para seu crescimento e desenvolvimento e para a melhoria do rendimento escolar.
01
São investidos anualmente R$3.964.448,09, com recursos do Programa Nacional de alimentação Escolar (PNAE), do FNDE, de acordo com o número de alunos informados no Censo Escolar. Com a complementação de recursos municipais, mais de 46 mil refeições são servidas diariamente para mais de 33 mil alunos. “Os investimentos para manter a merenda escolar todos os dias são altos e este ano, com o aumento de escolas contempladas com o Mais Educação, que passou de oito para 89, temos uma demanda ainda maior, mas fazemos com responsabilidade, organização, com cardápio elaborado por nossa equipe de nutricionistas”, ressaltou Maria Edileusa Silva, coordenadora da alimentação escolar.
842A7823
A coordenação de Merenda Escolar da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) tem o cuidado de planejar um cardápio e fazer a distribuição dos alimentos nas escolas das zonas urbana e rural; todo o trabalho realizado é fiscalizado pelo Conselho Escolar. “Fazemos visitas nas escolas diariamente para saber se os alimentos estão sendo armazenados corretamente, higienizados e também saber sobre a aceitação dos alunos; eles são nossa prioridade. Perguntamos aos diretores e aos próprios alunos o que está sendo menos aceito, fazemos adequações no mês seguinte”, conta a nutricionista Lara Formiga.
EA9A7461
A variedade de alimentos oferecidos é ampla: iogurte, arroz, feijão, macarrão, carne, frango, legumes, verduras e frutas, estes últimos adquiridos de agricultores familiares. “Priorizamos alimentos in natura, não colocamos no cardápio embutidos e o mínimo possível de produtos industrializados, de forma que possa suprir as necessidades nutricionais diárias dos alunos, contribuindo assim para uma melhor aprendizagem e favorecer a formação de bons hábitos alimentares”, enfatiza a nutricionista Lanna Farias.
06
As merendeiras que atuam nas cantinas das escolas participam anualmente das capacitações promovidas pela SEMED, recebendo orientações sobre o armazenamento, conservação, higiene e boas práticas de manipulação dos alimentos. A próxima capacitação está prevista para acontecer em maio.

A Prefeitura entende ainda a importância da inclusão da educação alimentar e nutricional no processo de ensino e aprendizagem dos alunos da Educação Infantil da rede municipal. Por isso, sancionou a Lei Municipal nº 1989, de 30 de setembro de 2015, que institui a Semana Educativa da Nutrição Infantil, realizada, a partir de então, anualmente no período de 06 a 12 de outubro.( Assessoria )
EA9A7495
07

Nenhum comentário:

Postar um comentário