A Prefeitura de Timon está com uma grande força tarefa desde a madrugada desta sexta-feira, 31/03, providenciando a recuperação dos danos causados às famílias timonenses que sofreram com consequências da forte chuva desta quinta-feira (30), resultando em um volume pluviométrico de 89,2mm, registrado das 20h de quinta às 4h da manhã desta sexta (31), segundo o CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.
Durante todo o período da chuva, o prefeito de Timon, Luciano Leitoa, esteve envolvido em estabelecer a atuação dos órgãos municipais para atuar nas providências necessárias. Dezenas dessas pessoas estão abrigadas no Centro Artesanal de Timon, recebendo a assistência quanto à alimentação e outros utensílios. Logo cedo da manhã, foi servido pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMDES) um café para as famílias abrigadas no local.
Equipes da Semdes, acompanhadas pela secretária Rosário Leal, visitaram áreas de risco e vários bairros da cidade em que famílias estão necessitando de ajuda. Em cada bairro visitado, onde foram identificadas famílias prejudicadas, equipes dos Cras de cada área eram acionadas para irem ao local prestar a assistência necessária.
De acordo com o secretário de Governo, João Batista Pontes, todas as providências estão sendo tomadas. “Estamos com uma força tarefa para que ninguém deixe de ser assistido pela Prefeitura. Estamos contando com todos, Guarda Municipal, equipes da Secretaria de Habitação, Infraestrutura, Limpeza Urbana, Ouvidoria, todos estão em campo para assistir as famílias em risco. Após a conclusão do levantamento, um relatório vai ser elaborado e entregue ao prefeito Luciano Leitoa, para que seja analisada a possibilidade de decretar estado de emergência no município”.
O secretário de Habitação, Hélio Lopes, informou que um levantamento está sendo realizado para encaminhar as famílias ao programa social indicado para cada situação. “Estamos em campo realizando o cadastro das famílias para identificar aquelas que serão encaminhadas para casas de parentes, inseridas no aluguel social ou, dependendo da situação e das condições da moradia, se a casa for condenada pela Defesa Civil, estas famílias poderão ser incluídas no Programa Minha Casa Minha Vida. Para tirar todas as dúvidas, o cidadão poderá procurar a secretaria de Habitação, que fica na Avenida Paulo Ramos, S/N, no prédio da Secretaria de Infraestrutura. Estamos à disposição para ajudar”.
A Secretaria de Infraestrutura também está atuando nos locais prejudicados, fazendo uma um levantamento das estruturas e vias públicas, analisando com engenheiros a gravidade das áreas atingidas. Por fim, será elaborado um relatório para que as soluções sejam tomadas.
Os bairros mais atingidos foram visitados nesta manhã: Parque Piauí, Pedro Patrício, São Marcos, Cidade Nova, Mateuzinho, Parque União, Vila do Sapo (Parque Alvorada).
Equipes da Defesa Civil também estão realizando visitas nas áreas atingidas e contando com o apoio da Superintendência de Limpeza Urbana na desobstrução dos locais prejudicados e ainda prestando apoio em caso de remoção de famílias. A Prefeitura informa que a população pode entrar em contado com a ouvidoria do município pelo número: 86.98852-3303.( Assessoria )
Nenhum comentário:
Postar um comentário