O objetivo é melhorar a relação entre servidor público e usuários do sistema de saúde local
O prefeito de Timon, Luciano Leitoa, solicitou à Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) a promoção de diálogos periódicos junto à equipe de atendimento da secretaria, a fim de atender as necessidades da população, bem como fazer valer seus direitos. Na tarde de quarta-feira (12.04) foi realizada uma palestra com o tema: Humanização e Ética no Serviço de Saúde.
A enfermeira e docente Suely Martins comandou o processo de conversação. Apontando os deveres do funcionário público e os direitos dos clientes, usuários do serviço público, a palestrante explica: “nosso trabalho é ter um servidor que atenda os pacientes de forma adequada, tornando-se um acolhedor. Estamos buscando uma reciprocidade do profissional de saúde e assim, ter um bom ‘feedback’ dos nossos pacientes. O cliente quer ser bem atendido porque ele merece, por isso que no setor público também vale aquele ditado: ‘o cliente sempre tem razão”.
Membros da Policlínica, Posto de Saúde do Boa Vista, Centro de Especialidades Odontológicas e do Centro de Atenção Integrada à Saúde da Mulher (CAISM) receberam as orientações. Além das instruções e troca de experiências, as equipes presentes tonaram-se responsáveis por repassar as informações adquiridas aos colegas de profissão.
Segundo o secretário de saúde Márcio Sá, a reciclagem dos funcionários é uma determinação do prefeito. “Precisamos melhorar a cada dia essa relação entre o servidor e o paciente. A humanização do atendimento é uma recomendação do Prefeito Luciano Leitoa, fazer um bom acolhimento. Por Lei, o cliente tem direito a um bom atendimento, principalmente humanizado e é nosso papel garantir isso”, finalizou.( Assessoria )
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