sábado, 3 de junho de 2017

Alexandre Almeida não prestigia candidatura de Sarney Filho


 

O evento de lançamento da pré-candidatura do ministro Sarney Filho ao senado serviu para expor a apatia, a desunião e fragilidade do grupo Sarney. O ato, que serviria para ressuscitar politicamente a oligarquia depois das derrotas eleitorais de 2014 e 2016, não saiu como o esperado e reuniu pouquíssimas lideranças políticas – menos de vinte prefeitos e ex-prefeitos, deputados, ex-deputados e vereadores.
O ex-senador José Sarney foi a ausência mais sentida – preferiu mandar uma mensagem gravada. A ex-governadora Roseana Sarney e o senador João Alberto até marcaram presença, porém não demoraram vintes minutos. Os dois deixaram o evento desanimados e com cara de poucos amigos. Alberto afirmou disputará novamente uma cadeira no senado e só abre mão se for para concorrer ao governo.
Muitos esperavam que Roseana Sarney aproveitasse a reunião e anunciasse, em clima de grande festa, sua candidatura ao governo com um discurso forte e empolgante a ponto de motivar e trazer esperança à militância. Só que, frustando as expectativas dos presentes, Roseana, visivelmente desanimada, sequer tocou no assunto governo, já que, além do desgaste provocado pelo fracasso de suas gestões, não conta com o apoio da classe política. Foi um verdadeiro balde de água fria nas viúvas sarneisistas. O senador João Alberto também não escondeu sua decepção com o fiasco da reunião. Foi chamado para discursar, mas já tinha deixado o local.
O senador Edison Lobão, que já anunciou que disputará a releição, e o filho Edinho Lobão não compareceram e sequer mandaram representante.
Entre os poucos que prestigiaram o lançamento do nome de Sarney Filho ao senado, os ex-prefeitos Nenzim (Barra do Corda) e Bia Aroso (Paço do Lumiar), os deputados estaduais Roberto Costa (PMDB), Andrea Murad (PMDB), Adriano Sarney (PV), Rigo Teles (PV) e Edilázio Junior (PV); os deputados federais João Marcelo (PMDB), Victor Mendes (PV), Aluísio Mendes (PTN) e Hildo Rocha (PMDB) e os prefeitos de Imperatriz, Bequimão, Apicum-Açu, Chapadinha, Barreirinhas, Trizidela do Vale, Turiaçu, Rosário, Alto Alegre e Urbano Santos.
No fim do evento, ficou perceptível que o grupo Sarney não tem mais a mesma força a ponto de reunir a classe politica a seu favor. Evidenciou-se a desunião que impera no clã por conta da falta de sintonia entre os seus membros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário