segunda-feira, 12 de junho de 2017

Campeonatos em Timon é incentivado por drogas. Diz vereador governista

Campeonatos tem como incentivo o uso das drogas lícitas e ílicitas


Uilma Resende: Esportes e Drogas
Uilma Resende: Esportes e Drogas
O presidente da Câmara Municipal de Timon vereador Uilma Resende revelou em sessão plenária hoje (12), em sua fala que inúmeras das práticas de atividades esportivas (futebol) em Timon estão associadas ao incentivo de uso de drogas, tanto as chamadas drogas lícitas (álcool) como as ilícitas (cocaína ou outras). Segundo o vereador, campeonatos promovidos na cidade servem como chamariz para o uso de drogas, sejam eles praticados por adolescentes de 15 ou adultos de 35 anos de idade.
O discurso suou como inconveniente da forma que foi dita por uma autoridade, que à princípio, deveria fiscalizar, denunciar e não ser conivente com essa prática, pois trata-se de exemplos que não podem ficar impunes aos olhos da sociedade ou daqueles que defendem o esporte como ponto de exclusão das pessoas no mundo das drogas.
Uilma Resende disse que neste momento está participando de um campeonato em Timon onde está escrito no regulamento que cada time terá que consumir “tantas” caixas de cervejas após os jogos. O campeonato, segundo o vereador, está sendo realizado para adultos com até 35 anos de idade, mas ele mesmo recebeu convite de promotores de campeonato para sair de sua casa e ir pagar caixas de cervejas para adolescentes de 15 anos que se reuniam em bar depois da conquista de torneios, fato que segundo ele foi recusado.
Uilma Resende, em outro ponto de sua fala, também revelou premiações em dinheiro de campeonatos para o consumo de drogas entre os atletas. Ele citou, por exemplo, um prêmio em dinheiro promovido por campeonato de 4 mil reais, quando 3 mil seriam gastos com caixas de cervejas e 1 mil reais para o consumo de “Poliana” (cocaína) pelos atletas, afirmou o legislador timonense.
Francisco de Fátima: Jamais pensei em ouvir isso do Uilma
Francisco de Fátima: Jamais pensei em ouvir isso do Uilma
Presidente da LDT ficou estupefato com o discurso
Presente na galeria da Câmara, Francisco de Fátima, presidente da Liga Desportiva Timonense disse, em entrevista ao blogdoribinha que o discurso do vereador é sério e deve ser investigado, pois apesar de ter “ouvido falar” sobre esse assunto nunca viu tanto contundência numa denúncia quanto essa apresentada por Uilma Resende com os relatos de quem tenha vivenciado as situações relatadas no passado e mais recentemente está participando de campeonato em Timon com regulamento que incentiva o uso de álcool, lamentou Fátima.
“Eu vejo com muita tristeza, um vereador com o nível do presidente Uilma falar uma coisa dessas e ele como vereador, como desportista, como homem público não agir, não procurar agir para que essa prática dentro do município, ela não continue (....)”Então eu vejo com muita tristeza essas afirmações do vereador UIlma, acreditei por que ouvi, se alguém tivesse me falado não tinha acreditado, nunca, jamais, esperava ouvir isso sabendo e conhecendo o desportista que ele é”, disse Fátima.
Quanto ao fato do próprio vereador dizer que está participando de um campeonato onde o regulamento diz que os times tem que comprar cervejas nos bares dos campos de futebol, Fátima disse que Uilma Resende “está conivente” com essa prática. “Ele como homem público, como vereador, como desportista está sendo conivente com o que está acontecendo, ele tem certeza e disse categoricamente, ele disse tem certeza, que sabe, e sendo uma das pessoas que pode parar isso, que tem autoridade, é presidente da Câmara, ele pode parar isso e afirmo mais uma vez ele está sendo omisso ao que está acontecendo”, afirma Fátima.
Cláudia Regina: isso é o contrário do que queremos
Cláudia Regina: isso é o contrário do que queremos
Cláudia diz que a prática tem que ser investigada “para ontem”
Autora do requerimento Nº 037/2017 – aprovado hoje na Câmara que solicita a regulamentação em caráter de urgência da Lei Municipal nº 1723, de 04 de novembro de 2011, que Institui o Sistema de Desporto e cria o Conselho Municipal de Desporto, a vereadora Cláudia Regina (PMB) disse que requer o cumprimento do artigo 10, que fala sobre a constituição dos conselhos municipais por representantes do executivo e da sociedade civil, para que o esporte e o desporto tenha um órgão fiscalizador que irá contribuir também participando das conferências e fazer valer mais ainda a política do desporto no município, disse a vereadora.
Quanto aos relatos apresentados pelo presidente da Câmara na sessão de hoje, a vereadora disse que esses fatos têm que ser investigados “para ontem”.” A questão de donos de times propor que na hora que termine os jogos um grupo vai beber, vai usar drogas, é preciso investigar isso e o próprio conselho servirá para isso, pois todos os times serão cadastrados, os donos e como está sendo feito essa política, com isso a fiscalização também ela vai ter uma visão maior, tanto o conselho vai fiscalizar os times, como as instituições, como o próprio governo, pois está puxando essa responsabilidade porque o esporte é vida essa é saúde. Quando o vereador chega aqui e diz que tem grupos, que tem donos de times que faz esse tipo de coisa, isso aí é ao contrário de tudo isso que a gente está discutindo, de ter um conselho, de ter um fundo para investir nas políticas públicas do nosso município, disse a vereadora.
Felipe Andrade: Temos que acabar com isso
Felipe Andrade: Temos que acabar com isso
Felipe Andrade admite a prática no interior
Membro da Comissão de Esportes da Câmara, o vereador Felipe Andrade (PDT) admitiu que existe essa prática como o “companheiro Uilma” falou, principalmente, segundo ele, na zona rural de Timon, com uma prática mais amigável de disputa por uma caixa de cerveja após os jogos, ou coisa do tipo.
Felipe Andrade disse que tem que tirar isso da sociedade fazer disputa com premiações sérias no envolvimento com jovens, pois às vezes tem jovens de 15 anos, -como o UIlma falou -, estão vendo o pessoal bebendo após os campeonatos, disse o vereador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário