sexta-feira, 9 de junho de 2017

Deputados do Maranhão são eleitos para a diretoria da Unale e do Parlamento Amazônico


 

Agência Assembleia

 
Deputados do Maranhão são eleitos para a diretoria da Unale e do Parlamento Amazônico
A 21ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE) encerrou-se nesta sexta-feira (9), na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, com um saldo positivo para a delegação do Maranhão. A Assembleia Geral da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), realizada no encerramento da 21ª Conferência, foi marcada pela eleição do deputado Rigo Teles (PV) para o cargo de tesoureiro geral da Unale. Os deputados César Pires (PEN) e Stênio Rezende (DEM) foram eleitos para o Conselho Deliberativo da Unale e o deputado Wellington do Curso (PP) foi eleito vice-presidente do Parlamento Amazônico.
A Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, nesta 21ª edição, foi realizada com a presença de autoridades de todo o país, entre governadores, deputados estaduais e federais, além de prefeitos e vereadores e comitivas de países vizinhos, como Argentina. 
Com o tema “O Brasil e suas reformas” a CNLE debateu, até esta sexta-feira (dia 9), os impactos em relação às reformas política, da previdência e trabalhista. 
O presidente da comissão organizadora do evento, deputado paranaense Ademir Bier(PMDB), enfatizou a importância do encontro para o futuro do país. “O objetivo foi o de proporcionar uma rica discussão acerca dos segmentos que levarão o país a um futuro promissor. E as Assembleias Legislativas têm um papel de suma importância neste processo”, sublinhou. 
Para o presidente da Unale, deputado AdjutoAfonso (PDT-AM), a escolha do tema não foi por acaso. “Conseguimos discutir o que o Brasil precisa. As reformas que o Brasil está precisando e nós temos a obrigação de discutir esse tema. O Brasil precisa de uma reforma eleitoral, pois não temos um sistema eleitoral claro, em que se possa confiar. A reforma eleitoral é a mãe de todas as reformas”, destacou. 
O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB-PR), anfitrião do encontro, destacou que o Paraná tem muito a mostrar para os outros e serve de referência, seja na gestão do Legislativo ou do Executivo. “A importância vai muito além desse momento, porque nós estamos oportunizando ao Brasil conhecer as experiências do Paraná. Tanto da própria Assembleia quanto do Governo do Estado. Portanto é a oportunidade para que todos os legisladores venham buscar aqui um aprendizado para implementar em seus estados. No Brasil não há mais espaço para covardia, precisamos ser corretos e rápido nas decisões porque a população exige isso”.
O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), falou da importância do estado receber um evento desta magnitude, que atraiu autoridades dos quatro cantos do país. “Grandes personalidades da política nacional, deputados de várias regiões do país na busca pelo fortalecimento dos legislativos estaduais”, relatou. 
O presidente do Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas, José Vitti (PSDB-GO), falou da importância em representar os 27 presidentes das Assembleia junto a Unale. “Representar 27 unidades do estado e 27 presidentes é uma responsabilidade muito grande, mas traz também uma vontade muito grande de continuar trabalhando. Continuar desempenhando nossas funções, fazer com que o legislativo seja representado e que nossas prerrogativas sejam respeitadas. Somente com união vamos superar os problemas que temos enfrentado”.
Homenagens  
Durante a solenidade de abertura foi entregue a Comenda Unale, a maior condecoração da entidade, conferida às autoridades que se destacaram pela atuação política. Receberam a comenda: o governador do Paraná, Beto Richa; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano; o presidente da Comissão Organizadora da 21ª CNLE, deputado estadual Ademir Bier; os ex-presidentes da Unale, deputado estadual Sandro Locutor (PROS/ES) e a deputada estadual licenciada Ana Cunha (PSDB-PA); e o ex-presidente do Colegiado de Presidentes das Assembleias, Alberto Pinto Coelho Junior.
Também foi realizada uma homenagem póstuma à ex-presidente da Unale, deputada Aparecida Gama (RJ) que faleceu no dia 13 de maio e foi a primeira mulher a presidir a entidade, em mandato compartilhado na gestão 2010-2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário