terça-feira, 6 de junho de 2017

Voo inaugural para Jeri está com 80% dos assentos vendidos


 

Setur diz que o número de turistas que visitará o Ceará em julho de 2017 deve crescer de 2% a 4% ante igual mês de 2016

A CVC vai realizar o primeiro voo para o novo terminal aeroportuário cearense. Jericoacoara é um dos pontos turísticos mais procurados do País graças às suas inúmeras belezas naturais ( Foto: Rodrigo Carvalho )

 por Levi de Freitas - Repórter/DN
O primeiro voo comercial oficial da história do Aeroporto de Jericoacoara, marcado para o dia 24 deste mês de junho, está bastante concorrido. De acordo com a Secretaria do Turismo do Estado do Ceará (Setur), já foram vendidos mais de 80% dos assentos da primeira viagem. Dentre os passageiros do voo para Jericoacoara, estará o governador do Estado, Camilo Santana, que repetiu em diversas das últimas aparições públicas que faz questão de "testar" o equipamento.
O voo inaugural, que é comercializado pela CVC, utilizará uma aeronave da Gol. Na ida, deixará o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, às 10h, com previsão de chegada em Jericoacoara às 14h. Este é o horário estimado para os voos, aos sábados, conforme os pacotes vendidos pela empresa. Já o retorno, segundo o site da CVC, está programado para ocorrer sempre às 14h30, com chegada em São Paulo prevista para as 18h10.
Alta estação
O titular da Setur, Arialdo Pinho, estima que o Ceará receberá um acréscimo de 2% a 4% no número total de visitantes durante o período de alta estação, no mês de julho. "Se isso se concretizar, será um número muito bom diante do cenário nacional de crise", afirmou.
No ano passado, o Estado acolheu 368 mil turistas no período. A Secretaria do Turismo diz que ainda não é possível estimar um número acerca da expectativa de turistas. Contudo, pelas projeções do titular da Pasta, é possível imaginar um acréscimo de sete a 15 mil turistas.
No período de 15 de junho a 31 de julho, o Ceará contará com um incremento de 13% nas operações aéreas, em relação ao movimento considerado regular.
Já no que diz respeito aos assentos ofertados para o período, conforme a Setur, haverá um acréscimo de 23%, também em relação à oferta dita regular.
"Esses números refletem um total de 569 operações a mais (entre chegadas e partidas), o que corresponde a 160.981 assentos ofertados. Esses dados referem-se a previsões, portanto, podem sofrer alterações para mais ou para menos", adiantou, em nota, a Pasta. As informações, alertou, são da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).
A Gol ofertará 293 voos a mais. A Latam, 240, enquanto a Azul, disponibilizará 36 operações adicionais. Segundo a Setur, a Avianca "não está inserindo voo extra, mas substituindo algumas operações canceladas no período. Dessa forma, diferentemente das demais companhias, não é possível contabilizar operações extras.
Em julho do ano passado, o Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, recebeu 474 voos extras. Foram 567 mil assentos acrescentados, para atender à maior demanda devido às férias escolares. Julho é o segundo mês mais movimentado do ano, atrás de janeiro.
Divulgação
Para atrair ainda mais turistas para o Ceará, a Setur informou ter destinado um valor aproximado de R$ 1,5 milhão em publicidade por mês, em investimentos que são contínuos.
"O público-alvo são operadores de turismo e os segmentos de público que viajam pelo Brasil e pelo exterior onde temos voos diretos. Também apostamos em revistas de bordo, jornais, rádios, mídia em redes sociais e participação em feiras do setor", explicou a Secretaria.
Conforme a Setur, os principais mercados no Brasil são Belo Horizonte, São Paulo, São Paulo interior, Brasília, Goiânia, Belém e todo o Nordeste.
Já em relação ao mercado internacional, são considerados alvos "todos os mercados que temos voos diretos internacionais (Portugal, Alemanha, Itália, Argentina, Colômbia, EUA, Guiana Francesa, Cabo Verde) e na França", ressaltou.
Conforme Arialdo Pinho, os esforços em prol de tentar chamar a atenção destes públicos foram positivos e o Estado conseguirá alcançar o objetivo de uma alta estação bem movimentada.
"A nossa campanha está na internet, em jornais, revistas nacionais. Estamos certos que o trabalho alcançou todo o objetivo que pretendia. Estamos com uma expectativa boa, nada excepcional. Mas o Estado está bem nesse sentido", avaliou o titular da Secretaria do Turismo.

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