quarta-feira, 12 de julho de 2017

O perigo é o Corinthians se distanciar ainda mais, aí acaba o campeonato


Resultado de imagem para corinthiansTostãoO Tempo/Folha
Com exceções do Corinthians, de quem se esperava, no início da competição, estar hoje entre os primeiros, em vez de disparado na frente, e do São Paulo, de quem era previsto estar hoje no meio da tabela, e não no penúltimo lugar, as outras equipes estão próximas ou no caminho de onde deveriam ficar. O perigo é o Corinthians se distanciar ainda mais. Aí, acaba o campeonato. Vira cinzas.
Em um campeonato tão longo, o mais importante são o tamanho e a qualidade do elenco e o talento dos principais jogadores, seguidos pela competência dos técnicos. Esses são importantes, mas não fazem mágicas, embora muitos achem que sejam milagreiros, capazes de ganhar um jogo por uma mudança tática, uma substituição. De vez em quando, isso ocorre.
INVENCIBILIDADE – O Corinthians tem um conjunto melhor que o do Palmeiras, mas corre muitos riscos de perder a invencibilidade de 26 partidas por causa, principalmente, dos 31 jogos sem perder do Palmeiras em seu estádio. Individualmente, o elenco do Palmeiras é maior e com mais opções, mas a equipe titular do Corinthians é do mesmo nível. O time do Palmeiras foi supervalorizado e o do Corinthians, subestimado.
No ano passado, quando foi campeão, até a marcação individual do Palmeiras, abandonada há muito tempo em todo o mundo, era bastante elogiada. Agora, como o time tem sofrido muitos gols, os fãs de Cuca colocam a culpa nos jogadores, que não estariam acostumados a essa marcação. Cuca é muito bom treinador, por outros méritos, como a inquietação por buscar soluções diferentes.
SANTOS E SPORT – O Santos começou a jogar bem e a vencer, com Levir Culpi, que volta hoje ao Independência, onde conhece bem o Galo Doido, agora mais sereno e irregular. Jogo seguro não é garantia de regularidade. Roger tem tido dificuldades para escalar juntos Robinho e Cazares, pois os dois gostam de atuar livres, pelo meio e próximos a Fred. Um tem de marcar pela esquerda. Robinho tem tido essa função, sem executá-la bem.
O Sport, dirigido por Luxemburgo, que joga nesta quarta contra a Chapecoense, evoluiu e já está em sexto lugar. O time atuou muito bem contra o Coritiba, sem Diego Souza e o experiente zagueiro Durval e com o lateral Mena de meia, pela esquerda. Luxemburgo, após a derrota para o Vitória, em casa, corrigiu a principal deficiência coletiva, a de deixar enormes espaços entre os zagueiros e o meio-campo.
FLA E GRÊMIO – Na quinta, o Flamengo, encantado com o alçapão da Ilha do Urubu, disputa com o Grêmio a vice-liderança. A maior deficiência do Flamengo não era Márcio Araújo. Era jogar com dois pontas abertos, um centroavante, dois volantes, os zagueiros colados à grande área e um enorme espaço no meio, para só um jogador, Diego. Havia pouca aproximação, pouca troca de passe, pouca infiltração e o time se limitava a cruzar bola na área para Guerrero.
Com o habilidoso e criativo Éverton Ribeiro, o time tende a evoluir bastante. Ele volta para marcar pela direita e, a partir daí, se movimenta por todo o ataque. Será o elo que faltava, além de ajudar Diego na armação das jogadas.
Diego é mais técnico, e Éverton Ribeiro mais habilidoso. Têm tudo para se completar e se entrosar. Essas ótimas parcerias costumam se dar de repente, sem treino, sem pensar, pelo olhar, pelos movimentos do corpo, um encanto à primeira vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário