quinta-feira, 13 de julho de 2017

TIMON : Secretaria planeja Semana de Luta contra a Leishmaniose


 

saude 1 
A Secretaria Municipal de Saúde traça estratégias para trabalhar a Semana Municipal de Luta contra as Leishmanioses, a ser realizado no mês de agosto. As ações educativas e preventivas serão conduzidas pelas Coordenações de Epidemiologia, Unidade de Vigilância em Zoonozes, Vigilância em Saúde, Endemias, Atenção Básica, Estratégia Saúde da Família, Núcleo Municipal de Educação em Saúde; em parceria com a Regional de Saúde e o IESM.
A Semana visa desenvolver atividades que venham orientar e conscientizar a população sobre os perigos da doença aos seres humanos e animais. “O objetivo é mobilizar a sociedade, promovendo ações e intervenções de controle para prevenção da doença”, destacou o secretário municipal de Saúde, Marcio Sá.
 saude 2
A DOENÇA
A leishmaniose é uma doença infecciosa de dois tipos: a visceral e tegumentar. A visceral, mais conhecida como calazar, acomete o fígado, baço e medula, além de causar febre, anemia, tosse seca, fraqueza, palidez e pode matar até 90% dos pacientes se não forem tratados. Ela é transmitida ao homem pela picada do mosquito chamado palha ou birigui. O cão é o principal reservatório da doença. Os principais sintomas no animal são perda de apetite, feridas no corpo e secreção nos olhos.( Assessoria )

Nenhum comentário:

Postar um comentário