quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Forte reação obriga relator a alterar o parecer sobre a reforma política


Resultado de imagem para na conta do povo charges
Charge do Junião (juniao.com.br)
10Fernanda CalgaroG1, Brasília
Pela Constituição, presidente da República não pode ser responsabilizado por crime praticado fora do mandato. O relator da reforma política em análise na Câmara dos Deputados, Vicente Cândido (PT-SP), apresentou o relatório nesta quarta-feira e havia sugerido estender esta imunidade aos presidentes da Câmara, do Senado e do Supremo Tribunal Federal.
Durante a sessão, a proposta foi alvo de críticas de diversos parlamentares e, ao ser questionado por Sandro Alex (PSD-PR), Vicente Cândido informou, então, que iria retirar a proposta do relatório. “Aproveitando a oportunidade, estou retirando este dispositivo”, afirmou Cândido na ocasião.
IMUNIDADE – Atualmente, a Constituição define que o presidente da República não pode ser preso por crimes comuns enquanto não houver sentença condenatória.
Além disso, a legislação estabelece que o chefe do Executivo não pode ser responsabilizado por atos estranhos ao exercício das funções enquanto durar o mandato.
Essa regra, pelo relatório de Vicente Cândido, seria ampliada para toda a linha sucessória da Presidência da República: Vice-presidente da República e presidentes da Câmara, do Senado e do STF.
FIM DOS VICES – Se o relatório de Vicente Cândido for aprovado pelo Congresso Nacional, extinguirá da política brasileira os cargos de vice-presidente da República, vice-governador e vice-prefeito.
Desse modo, a linha de sucessão do presidente passaria a ter somente os presidentes da Câmara, do Senado e do STF.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – A extinção dos cargos de vices será uma medida salutar e econômica, desde que acompanhada de uma reforma que obrigue a realização de eleições diretas. Além disso, se a vacância ocorrer no último ano de mandato, deve-se cancelar a eleição seguinte, garantindo ao eleito um mandato estendido(C.N.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário