quarta-feira, 9 de agosto de 2017

TIMON : Programa de Hanseníase e Tuberculose vai ao presídio Jorge Vieira


 

01
A Secretaria Municipal da Saúde (SEMS), por meio do Programa de Hanseníase e Tuberculose, realizou atividade de busca de casos de suspeitos para Hanseníase e sintomático respiratório (Tuberculose) no presídio Jorge Vieira. A iniciativa ocorre a cada três meses.

No caso da Hanseníase, a ação de busca visa identificar possíveis casos através da suspeita de manchas e perda da sensibilidade. Os privados de liberdade que forem identificados com os sintomas recebem o tratamento dos profissionais do Programa, na própria unidade prisional.

“Realizamos frequentemente essas atividades com o intuito de encontrar casos suspeitos e evitar possíveis sequelas da doença, bem como sua disseminação”, explicou a coordenadora do Programa, Karla Emanuela.

A hanseníase, antiga lepra – como era conhecida, é uma doença infecciosa causada pelo Mycobacterium Leprae, popularmente conhecido como Bacilo de Hansen. Esta doença atinge a pele e os nervos periféricos preferencialmente. Ocorre em qualquer idade, raça ou gênero. Apesar de sua baixa letalidade e mortalidade, se não diagnosticada oportunamente e tratada adequadamente pode deixar sequelas permanentes, como deformações e incapacidades.

Apesar de ser uma doença da pele, é transmitida por meio de pequenas gotas que saem do nariz, ou através da saliva do paciente, quando uma pessoa doente e sem tratamento elimina gotículas no ar por meio da fala, espirro ou tosse. Não há transmissão pelo contato com a pele do paciente. O período de incubação é prolongado, e pode variar de seis meses a seis anos.

Já em relação à Tuberculose, a intensificação de busca de sintomas respiratórios tem por objetivo diagnosticar oportunamente novos casos de tuberculose e assim interromper a cadeia de transmissão da doença. A tuberculose é uma patologia infecciosa causada pelo Bacilo de Koch e transmitida por via respiratória, manifestando-se por tosse prolongada, perda de apetite, emagrecimento e sudorese noturna. O sintomático respiratório é todo indivíduo com tosse por 3 (três) semanas ou mais.

“Esta é mais uma atividade que visa intensificar ações para incrementar a identificação dos casos suspeitos, em relação à hanseníase, e do diagnóstico dos novos casos de tuberculose. Vamos também sensibilizar a população para o problema, já que o esclarecimento é o melhor remédio”, comentou o secretário de Saúde, Marcio Sá.( Assessoria )

Nenhum comentário:

Postar um comentário