terça-feira, 1 de agosto de 2017

Zona rural: 110 animais foram vacinados no último sábado contra calazar em Timon


 

1
Duas localidades receberam no último fim de semana a equipe da Unidade de Vigilância em Zoonozes (UVZ), que esteve realizando a vacinação intensificada de cães e gatos contra a raiva. As equipes de profissionais estiveram nos povoados Porção do João Constancio e São Rock, com o propósito de aplicar a vacina de dose única nos animais destas regiões. Ao todo, 110 animais foram vacinados.

De acordo com o secretário municipal de Saúde de Timon, a secretaria também está traçando estratégias de médio e longo prazo para combater o calazar. “Os trabalhos na zona rural já estão ocorrendo há algum tempo e vão ser intensificados para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença por meio da vacinação e do monitoramento dos cães que podem transportar o parasita”, explicou o gestor.

A doença

A raiva é transmitida aos animais domésticos através da mordedura de outro animal contaminado. O contágio se dá pela saliva, que transmite o vírus da raiva. Ao morder o ser humano ou nossos animais de estimação, o vírus é inoculado rapidamente, ocorrendo dessa forma o contágio.

O período de incubação nos animais é, em geral, de 15 dias a dois meses. Eles apresentam mudança de comportamento, escondem-se em locais escuros ou mostram uma agitação inusitada. Após um a três dias, ficam acentuados os sintomas de agressividade e a salivação torna-se abundante, uma vez que o animal é incapaz de deglutir sua saliva, em virtude da paralisia dos músculos da deglutição.( Assessoria )
2

Nenhum comentário:

Postar um comentário