sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Os antecedentes do Arrastão da Vitória

 

O grupo político timonense liderado pelo ex-prefeito Engenheiro Chico Leitoa e Luciano Leitoa atual prefeito de Timon, comemoram  no próximo sábado no Centro da Juventude, os vinte e cinco anos da primeira conquista nas eleições de 1992 da Coligação Arrastão da Vitória
Esse grupamento político vitorioso, que nasceu com a reativação do PDT em Timon- até então , o jornalista Carlos Dias já falecido, era quem empunhava a bandeira Brizolista em Timon-teve  como principal artífice  o Engenheiro Chico Leitoa, que ao disputar as eleições para prefeito em 1988, consolidou uma corrente política de verdade,  em oposição ao grupo político liderado por Napoleão Guimarães e Domingos Rêgo, que, desde 1964 detinham o poder em Timon.
Foram 29 anos de domínio político, no comando da Prefeitura de Timon,  sendo 16 anos de Napoleão Guimarães , 10 anos de Luis de Sousa Pires e 3  anos de Domingos Rêgo .
Esse foi o ciclo político mais longevo no comando da administração municipal timonense.
Em 1982 a coligação Arastão da Vitória vence as eleições e o Engenheiro Chico leitoa assume pela primeira vez as rédeas do poder em Timon.
Mais para que  essa consagração pudesse se tornar realidade,  é de bom alvitre, lembrarmos em poucas linhas, como se deu a primeira candidatura do Engenheiro Chico Leitoa no ano de 1988.
Nós voltávamos de São Paulo em 1985, cheio de ideias, e me defrontando com aquele  Status -quo ainda reinante em Timon até então, e vindo a conhecer  Chico Leitoa mais de perto -ele Chico,  recém formado em Engenharia Civil pela UFPI- com novas ideias sobre a política timonense, começamos a nos identificar politicamente e fomos  para a luta numa paridade bastante desigual, junto aos dois candidatos mais abonados, Luís de Sousa Pires ex-prefeito por 6 anos e João Bôsco de Barros Rêgo, médico e filho do ex-deputado estadual e ex-prefeito Domingos Rêgo.
A campanha que encetamos naquele ano de 1988, tinha gente que ía para luta, imbuída de uma garra impressionante, dando  como exemplo- citando de cabeça e desde já pedindo perdão por alguma omissão que possa estar cometendo- com  companheiros  valorosos como, Luís José , professor Haroldo, José Raimundo, José Rocha , radialista Leite, Sebastião de Deus, jornalista Nilson Sá, Delcimar, Renatinho, Cabelo Duro, , Seu Boneco, Helvécio e a própria esposa de Chico Leitoa, dona Bernadete .
A campanha em si, era só entusiamo, já que recursos financeiros não existiam.
Antes das eleições, procuramos por recomendação de um empregado de um grande empresário, um contato inicial, para sabermos,  se ele empresário, poderia nos ajudar naquela luta desigual, diante  de dois candidatos fortes financeiramente.
Ao procurá-lo, nos identificamos e dissemos do nosso propósito naquelas eleições em Timon.
Ele nos recebeu, e foi logo perguntando a qual partido éramos filiados.
Dissemo-lhes , que a candidatura do Engenheiro Chico Leitoa à prefeito e que  tinha como companheiro de chapa,  o  conceituado médico Chichico, era uma coligação formado pelo PDT e pelo PT.
A sigla PT, causou naquele instante, uma certa perplexidade ao empresário, já que, para o mundo empresararial da época , essa sigla não contava com a simpatia dos homens de negócios
Nossa intenção nessa visita, era saber de que jeito esse empresário poderia nos ajudar, da forma que estivesse ao seu alcance, até mesmo com a impressão de alguns cartazes, com a foto dos candidatos, já seria de grande valia para nós.
Voltamos na semana seguinte, não fomos nem recebidos mais.
O que fazer então, para popularizar o nome do Engenheiro Chico Leitoa na cidade de Timon, apesar do Engenheiro Chico Leitoa já ter criado anos atrás, uma associação de jovens denominada JET- Juventude Esportiva Timonense.
O único meio de comunicação existente na cidade, era a TV Timon, já à época, sob o comando do empresário Paulo Guimarães.
Só nos restava atravessar o Rio Parnaíba, e implorar espaços na mídia teresinense.
Primeiramente, fomos à TV Club, emissora que tinha como diretor um timonense ilustre, Josafam Bonfim Moares Rêgo, e através dele, solicitamos que nos levasse à presença do Dr. Segisnando Ferreira de Alencar, diretor-presidente do Sistema Club de Rádio e Televisão.
Ele, Dr. Segisnando, nos recebeu,de maneira muito educada e cavalheiresca, e nos abriu um canal de comunicação com o eleitorado  timonense, autorizando uma entrevista com Chico Leitoa no telejornal da manhã e uma entrevista com Chico Leitoa feita pelo jornalista Douglas Ferreira,  em frente ao antigo prédio da Camâra Municipal de Timon, tendo como pauta, um projeto enviado à Câmara de Vereadores pelo prefeito Napoleão Guimarães, isentando  a TV Timon das obrigações com o fisco municipal
Outros órgãos da imprensa teresinense, também nos ajudaram à época tais como,  os jornais O Dia na pessoa do Dr. Walmir Miranda, jornal O Estado de Hélder Feitosa , Correio do Piauí de Genésio Araújo , Rádio Difusora de propriedade do jornalista Paulo Henrique de Araújo Lima, através  do noticioso do meio-dia comandado pelos jornalistas  Zózimo  Tavares e Arimateia Azevedo, Rádio Pioneira através de Joel Silva e a TV Pioneira à época , hoje TV Cidade verde, que tinha em seus quadros como diretor de jornalismo , o jornalista Luís Carlos Maranhão e o PDT de Teresina, com o vice-prefeito de Teresina  jornalista Deoclécio Dantas e o vereador Carlos Lobo.
A movimentação que fazíamos em carros, era num Chevette de nossa propriedade, já que Chico Leitoa tinha uma Panorama da Chevrolette, que ficava com a dona Bernardete , atuando politicamente em toda a cidade.
Foi uma linda campanha a de 1988, feita na base da raça e do entusiasmo de companheiros que se dedicavam integralmente à causa, com o pensamento focado nas mudanças que adviriam com novas ideias e visões administrativas, totalmente opostas às colocadas em práticas até então.
Portanto, esse é um pequeno resumo daquela verdadeira saga, da qual nos orgulhamos de termos participado, sob a liderança do ex-prefeito Chico Leitoa.
São esses,  no nosso entendimento , os antecedentes que culminaram com a ascenção do grupo político, liderado nos dias que correm, por Luciano Leitoa e o seu pai, Chico Leitoa.
É isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário