quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Vereador de Caxias denuncia descaso do Governo Flávio Dino


O presidente em exercício da Câmara Municipal, vereador Neto do Sindicato (PC doB), denunciou na segunda-feira (25) o descaso do Governo do Estado junto com as políticas públicas de fortalecimento da agricultura familiar, em especial com o Programa de Aquisição de Alimentos - PAA.
Neto explicou que o PAA é um benefício que obriga prefeituras e governos estaduais a adquirirem os produtos produzidos pelos agricultores rurais. "Em Caxias, desde o governo dos ex-prefeitos Humberto Coutinho (PDT) e Léo Coutinho (PSB), e agora Fábio Gentil (PRB), vêm utilizando desses recursos. A mesma coisa não posso dizer do Governo do Estado".
O vereador citou a Chamada Pública Estadual de 2016, onde produtores e cooperativas em Caxias se cadastraram, mas não foram contemplados. Ele disse que na Chamada Pública de 2017 aconteceu uma "aberração sem tamanho", devido a redução de preços na compra dos produtos. "Na compra de verduras e legumes, por exemplo, o maxixe que valia R$ 12,50 no passado, agora está a R$ 2,80".
O parlamentar disse ainda que entrou em contato com o secretário de Agricultura da Federação de Trabalhadores para saber se era um problema somente da Gerência Regional de Caxias, e descobriu que a medida está afetando a várias outras regionais do estado.
"Será que fazendo isso o governador quer ajudar a agricultura familiar, à quem faz a riqueza deste país, à quem trabalha diuturnamente com as maiores dificuldades? Espero que com esse pronunciamento o governador possa tomar providência e não deixe que os trabalhadores rurais fiquem prejudicados, não tendo como vender os alimentos da agricultura familiar para o Estado", destacou o vereador.
Kits de irrigação
Neto do Sindicato criticou mais uma vez a distribuição feita pelo Governo do Estado de kits de irrigação em Caxias. Segundo o vereador, os lugares aonde os kits foram destinados, até agora, "não têm cumprido a sua atividade, na função social, que é fazer a produção aumentar e melhorar a qualidade de vida do agricultor".
Fonte: Ascom/ Câmara de Caxias

Nenhum comentário:

Postar um comentário