terça-feira, 31 de outubro de 2017

Médico pernambucano recebe título de cidadania piauiense


 




A atendendo proposição do deputado Wilson Brandão(PSB), a Assembleia Legislativa realizou na manhã desta terça-feira(31) sessão solene especial para a entrega do Título de Cidadania Piauiense ao médico cardiologista pernambucano Sérgio Tavares Montenegro.

Aberta pelo deputado Themístocles Filho(PMDB) a sessão foi bastante prestigiada e contou com as presenças de professores doutores da área médica e líderes classistas do setor como Wilson Castro, presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, secção Piauí; e doutor Itamar Costa, presidente da Academia de Medicina do Piauí, dentre outros. Muitos estudantes de Medicina compareceram ao plenário.

Ao saudar o homenageado, o deputado Wilson Brandão ressaltou sua alegria de prestar esta homenagem ao ilustre médico que tem excelentes serviços prestados à sociedade piauiense como um todo, sendo responsável por salvar centenas de vidas de pacientes que passariam por cirurgias cardíacas.


Wilson Brandão leu um breve currículo do Dr. Sérgio, destacando: Formado em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (1978), fez Residência Médica no Instituto de Doenças Cardio Pulmonares Euclides de Jesus Zerbini no Hospital da Beneficência Portuguesa, em São Paulo (1979 – 1980); especialização em Cardiologia, pela Associação Médica Brasileira (1996); diretor e preceptor do PROCAPE da Universidade de Pernambuco, cardiologista do Centro Cardiológico Ovídio Montenegro (CECOM) e do Real Hospital Português; membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia e da Associação Médica Brasileira; Chefe da Unidade Coronariana do Real Hospital Português; foi Gerente do Departamento Médico do PROCAPE, de 2006 a 2009.
Em seguida falou o presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia seccional Piauí, Wilson Castro, que falou da “honra e alegria de prestigiar a solenidade de entrega do título de cidadania piauiense a um amigo especial como o doutor Sérgio, com o qual tive o privilégio de estudar com ele na Faculdade de Medicina de Recife, em Pernambuco”.


Crianças morrendo
Ao saudar o amigo e agora conterrâneo, o presidente da Academia Piauiense de Medicina, doutor Itamar Costa fez uma denúncia grave: “As crianças do Piauí estão morrendo por problemas cardiopáticos e nossos hospitais não estão preparados para tratá-las e sequer para recebê-las. Isso é um infaticídio. Não podemos ficar calados”, disse doutor Itamar, que pediu o apoio dos deputados para levarem o problema ao governo. Não existe nenhum hospital apto no Piauí a tratar da cardiopatia congênita em nossas crianças.

Por último falou o doutor Sérgio Montenegro, que citou praticamente todos os colegas médicos do setor de cardiologia que o ajudaram e o ajudam a desenvolver a área. Amigos da Faculdade de Medicina de Pernambuco que vinham se juntar aos do Piauí, assistindo a todos os que precisavam, tendo ou não condições de pagarem cirurgias e medicamentos.
“De manhã a gente operava, de tarde fazia o pós-operatório e a noite dávamos aula na universidade federal, nos cursos para futuros cardiologistas”, contou doutor Sérgio, arrematando que agora o seu vínculo com o Piauí está mais forte.


Edmundo Moreira – Alepi

Nenhum comentário:

Postar um comentário