sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Prefeito recebe sindicatos e mantém agenda de conversas com categorias


 

 842A7659
Sindicatos de servidores municipais de Timon participaram na manhã da última quinta-feira (30) de reuniões com o prefeito Luciano Leitoa. A proposta é dialogar com as categorias e atender reivindicações relacionadas a reajustes, plano de cargos e salários, além de expor a real condição que o município se encontra para manter salários em dia e os serviços em funcionamento devido à crise econômica. A proposta é manter planejamento e diálogos alinhados para garantia de direitos.
De acordo com o prefeito, as reuniões foram marcadas para atender as demandas e garantir que antes do recesso legislativo, que deverá iniciar em breve, seja possível levar as matérias ao plenário da câmara para votação e consequentemente entrem no orçamento do ano de 2018. O prefeito falou que a crise tem se agravado e somente no mês de novembro houve uma queda de 20% do Fundo de Participação dos Município (FPM) e 11% do ICMS.
“Nós estaremos sempre dispostos a conversar com todos para chegar a um ponto comum. Nossa meta é atender as necessidades, mas dentro da realidade financeira que podemos atender. O que estamos fazendo hoje é manter salários em dia e a garantir  direitos com medidas necessárias“, disse o prefeito Luciano.

Sindicato do Urbanitários do Maranhão (funcionários do SAAE)
842A7616
Sindicato do Urbanitários
Os primeiros a serem recebidos foram os servidores do Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (SAAE), que reivindicaram o reajuste de salário. Já com algumas conquistas alcançadas, os servidores pleitearam um novo ganho que totalizaria reajuste de 10%, mas em função da inviabilidade financeira causada pela queda de receitas nos últimos anos foi acordado um reajuste real de 5% em cima do vencimento dos servidores. Se aprovada em assembleia da categoria a proposta segue para a Câmara de Vereadores para aprovação e já em janeiro os servidores terão o reajuste em seus salários.
Atualmente o órgão possui 68 servidores e na atual gestão eles já tiveram reajustes de 10% nos anos de 2013 e 2014. De acordo com o secretário administrativo e finanças do sindicato, José de Carmo, “sempre optamos pelo diálogo” para chegar a um bom entendimento e dentro da realidade financeira do município. No início do ano a categoria deverá ter um novo encontro com o chefe do executivo para uma nova rodada de conversas.
Sindicato dos Servidores Públicos de Timon (SINSEP)
 842A7649
Sindicato dos Servidores Públicos
As discussões giram em torno do Plano de Cargos, Carreiras e Salários construído e apresentado pela categoria ao município e que vem sendo tratado desde o início do ano. Hoje, a cidade possui mais de 2.160 funcionários efetivos que representam 43% da folha de pagamento mensal. De acordo com o sindicato, o plano que foi apresentado representaria se aprovado, um impacto anual de mais de 15 milhões nas contas da prefeitura. Esse número se torna inviável em meio à crise econômica do país e a constante queda de repasses federais de verbas.
“Neste momento não temos como atender está demanda. Isso representaria um grande impacto na folha de pagamento”, explicou o secretário de Administração, Raimundo Lima. A proposta apresentada pela gestão foi o reajuste real de 5% já em janeiro e uma nova rodada de conversas já no início de 2018, para ajustes no plano apresentado pela categoria. A atenção é voltada, também, para a lei de responsabilidade fiscal, que fala sobre o limite de 54% do orçamento total para pagamento de pessoal.

Sindicato dos Guardas Civis Municipais
842A7703
Sindicato dos Guardas  Municipais
Durante a conversa o presidente do Sindicato, Thyago Polykarpo, expôs a necessidade de concurso público para novos guardas. Além disso, algumas propostas de novos equipamentos segurança e reforço foram solicitados para atender a demanda dos profissionais e a parceria da guarda com a Secretaria de Educação para novos projetos que envolvam os alunos da rede municipal de ensino. Atualmente 61 guardas fazem parte do quadro de servidores.
De acordo com o prefeito, será feito uma avaliação e no ano de 2018 poderá acontecer novo concurso para preenchimento de novas vagas. Em breve deverão ser entregues novas armas e coletes a prova de balas para reforço de equipamentos que auxiliam e garantem a proteção dos servidores.

Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal – Timon (SIMTERMPUM)
842A7754
Sindicato dos Trabalhadores em Educação
A pauta principal da reunião foi o processo de aposentadoria de funcionários que já deram entrada do Instituto de Previdência do Município. Atualmente 78 processos de servidores da educação tramitam no IPMT e seguem seu curso normal. Todos os casos foram apresentados durante a reunião e de acordo com o relatório seguem os procedimentos normais com alguns casos pontuais que incluem falta de documentação ou contagem de tempo de serviço.
Vale lembrar que desde o início da primeira gestão do atual prefeito já foram concedidas 437 portarias de aposentadorias e, desse número, mais de 70% são de funcionários da educação.( Assessoria )

Nenhum comentário:

Postar um comentário