A promotora de Justiça, Valéria Chaib, está percorrendo escolas que estão recebendo alunos da chamada NUCLEAÇÃO criada pela Secretaria de Educação do Município de Codó.
Ela está verificando, escola por escola-núcleo, as condições de recepção dos alunos. A representante do Ministério Público Estadual verifica, por exemplo, se o governo municipal está cumprindo o que prometeu, ou seja, acabar com classes multisseriadas.
A partir destas nucleações não será mais permitido que crianças de vários anos (1º, 2º, 3º e 4º, por exemplo) estudem numa mesma sala, porque, segundo explicou-nos a promotora, foi esta a justificativa usada pelo prefeito Francisco Nagib e seu secretário Paulo Roberto Roma Buzar para realizar a nucleação fechando várias escolas ainda que em condições de uso.
QUEM MANDOU?
Em entrevista ao blog, Dra. Valéria Chaib também deixou claro que tem ido às escolas-núcleo para desmistificar algo que vem sendo propagado erroneamente.
Quando pais de alunos procuram a secretaria para reclamar do fechamento da escola têm ouvido que a instituição foi fechada por ordem do Ministério Público, o que não é verdade.
“Eu nunca emiti uma ordem desta, não há nenhuma ação do MP na Justiça que vise ordenar ao prefeito fechar escolas. A ideia é dos representantes da prefeitura (prefeito, secretário, assessores) à mim apresentada”, disse com a firmeza de quem não está gostando de sentir isso nas pessoas que também vão ao seu gabinete tratar deste assunto.
A promotora também destacou que não é contra a nucleação porque ela elimina a educação multisseriada, mas, repetiu, nunca emitiu ordem para que escolas sejam fechadas.
Chaib diz que está acompanhando todo o processo de mudança e até está à vontade para esperar o resultado positivo baseada no que já viu em outros municípios citando Coelho Neto, mas garantiu que se não dé certo será a primeira a pedir ao governo municipal que desfaça a ideia.
“Eu serei a primeira a pedir que volte à ser como antes”, sustentou
( Do Blog do Acélio Trindade )
Nenhum comentário:
Postar um comentário