quinta-feira, 31 de maio de 2018

Sem salário há três meses, servidores do Hemopi podem paralisar serviços


 

Mais de 50 servidores do Hemopi estão há pelo menos três meses sem receber salário. Por conta dos atrasos, o diretor geral, Jurandir Martins, admite que os serviços básicos como a coleta de novas bolsas de sangue podem ser prejudicados caso o pagamento não seja regularizado.
Segundo o diretor, os servidores com salários atrasados são pagos por produtividade e que isso já foi algo de questionamento junto ao Ministério Público. "Nós já buscamos dar o vínculo correto através de concurso público, mas isso não parte da gente. Todas as decisões partem do Governo do Estado. Esses 50 funcionários tem papel vital e hoje não podemos ficar sem nenhuma pessoa", explica o diretor.

Segundo Jurandir, a folha de pagamento é repassada para a Sesapi que realiza os pagamentos mensalmente. Segundo ele, o assunto já foi dialogado junto a secretaria que prometeu uma solução. "Nós nos sensibilizamos com a situação desses servidores com salários atrasados. O que precisamos fazer é encontrar uma forma legal de contratar essa mão de obra", avalia o diretor.

Ele explica que há médicos, enfermeiros e outros funcionários de nível superior e médio atingidos pela falta de pagamento. Estamos convivendo com a situação sob pena de que, caso a gente paralise esse trabalho, prejudique todo o hemocentro e teremos uma dificuldade muito maior de atender essa demanda, podendo parar os serviços", acrescenta.

Sesapi promete pagamentos
A Secretaria de Estado da Saúde se posicionou através de nota onde informa que no máximo até a próxima semana, a situação pendente de pagamento será resolvida.

Rayldo Pereira/Cidade Verde|

Crianças do Clube de Aventureiros doam brinquedos em creche municipal de Parnaíba


 


Hoje à tarde (30), integrantes do Clube de Aventureiros Iluminados, pertencentes a Igreja Adventista do Sétimo Dia de Boa Esperança, fizeram a entrega de 56 brinquedos e dezenas de unidades da revista infantil “Nosso Amiguinho – O Poder da Esperança” para as crianças da Escola Municipal Domingos Rubem Uchôa, situada na Rua Samuel Santos, no bairro Piauí. Os funcionários da escola também foram presenteados com o livro “O Poder da Esperança”, que incentiva a prática da leitura e a adoção de hábitos saudáveis.



Os brinquedos foram arrecadados mediante doação dos aventureiros, de integrantes da igreja e da loja Parnaíba Importados do Centro, que ajudou a patrocinar o projeto. O Clube de Aventureiros é um programa para crianças da Igreja Adventista do Sétimo Dia semelhante ao Escotismo, criado em 1972. As atividades são focadas na educação de crianças na faixa etária de 6 a 9 anos. As crianças aprendem a trabalhar em equipe, a respeitar os amigos e expor suas ideias e executar trabalhos juntos. Aprendem também a ajudar no lar e serem disciplinados. Os pequenos são incentivados também a desenvolverem suas virtudes e habilidades de forma mais marcante e a desenvolverem a auto estima, entre outras atividades de civismo, cidadania e respeito a natureza.



Qualquer criança nesta faixa etária, independente de credo ou religião, pode ingressar no clube. A sede do Clube de Aventureiros Iluminados está situado na rua Itaúna, 1141, no bairro Pindorama, próximo a Prefeitura. As reuniões acontecem aos sábados às 15:00.


Por Luzia Paula

Motorista é preso após atropelar motociclista parado no semáforo


 

O motorista foi preso após atropelar motociclista no semáforo fechado e se recusar a realizar o teste de alcoolemia.
A moto estava parada aguardando o semáforo abrir quando foi colhida pelo Gol.
O motorista Francisco das Chagas Linhares de Oliveira, de 45 anos foi preso e encaminhado a carceragem da Central de Flagrantes de Parnaíba sob acusação de lesão corporal culposa na direção de veículo automotor.

Ele foi autuado pelo delegado Eduardo Aquino, na noite desta terça-feira (29/05/2018). O acusado conduzia por volta das 21hs desta terça-feira (29/05/2018) um veículo modelo Gol com placas LVY-4805, pela Rua Caramuru, bairro Pindorama, quando colidiu na traseira de uma motocicleta que se encontrava parada aguardando a abertura do semáforo do cruzamento com Avenida Pinheiro Machado, a lado do Mercado da Caramuru em Parnaíba.
O Gol ficou com a frente bastante danificada. O veículo não foi apreendido poque o estado não está oferecendo o serviço de reboque.
Em consequência do acidente, o piloto da moto sofreu várias lesões e foi socorrido por uma ambulância. Na sequencia foi levado ao pronto socorro do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde. 

A patrulha da divisão de trânsito do 2° Batalhão da Polícia Militar Major Osmar foi acionada para o local do acidente. O motorista do veículo se recusou a fazer o teste de alcoolemia, e acabou sendo conduzido para central de flagrantes.
Motocicleta modelo Honda NXR, pilotada pela vítima identificada como Roberto Lopes. 
O veículo envolvido no acidente não foi apreendido por que o Estado não está oferecendo os meios necessários no serviço de reboque.

Jornal da Parnaíba com informações do Portal do Catita

Desistência de ex-senador mostra que Luciano conseguiu impor pré-candidatura


 


Firme e forte em sua pré-candidatura, Luciano Nunes (PSDB) tem agora a tranquilidade de que ninguém mais o irá questioná-lo sobre possibilidade de desistir para ser vice de João Vicente Claudino (PTB). E não faria mesmo sentido abrir mão de algo que vêm construindo para dar espaço ao ex-senador, que perdeu tempo em se articular. Mas o tucano aproveitou, e reconheceu a importância de JVC no cenário, e o convidou para fazer parte das fileiras da oposição. Esta saber agora se segue o rumo do PTB em direção ao Karnak, ou se subirá no palanque de oposição.

Fonte: 180graus

Auditores do TCE-PI reclamam de retaliação, após revelarem as pedaladas de WD


 


DEPOIS DAS PEDALADAS, A FLECHADA – A equipe de auditores do Tribunal de Contas do Estado do Piauí reagiu ao veto total do governador Wellington Dias ao projeto aprovado na Assembleia Legislativa reconhecendo a carreira de Auditor de Controle Externo do TCE-PI como carreira típica de Estado.
A associação da categoria emitiu nota à imprensa questionando o veto do governador contra o fortalecimento da independência dos auditores.
Auditores que preferem não se identificar acreditam que seria uma retaliação do Palácio de Karnak a todo o episódio do empréstimo da Caixa Econômica, após a auditoria do TCE revelar um rol extenso de irregularidades e pedaladas praticadas pelo governador Wellington.
Depois da auditoria, o governador se desgastou, teve que ir a Brasília buscar reverter o caso junto à Justiça Federal, Tribunal de Contas da União e Supremo Tribunal Federal. A sorte é que o ex-presidente Lula já estava preso e, durante os capítulos da novela,  não teve mais nenhum palanque ou depoimento para o governador ter que ir dar apoio ao seu líder preso por corrupção e lavagem de dinheiro.

NOTA DA ANTC NA ÍNTEGRA :
A Associação dos Auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (AUD-TCE/PI), entidade de classe sem fins lucrativos, afiliada da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC), vem a público externar que recebeu com surpresa a decisão do Governador, o Sr. José Wellington Barroso de Araújo Dias, de vetar integralmente o Projeto de Lei N° 04/2018, que reconhece a carreira de Auditor de Controle Externo do TCE-PI como carreira típica de Estado, quando nem mesmo pelos fundamentos apresentados justifica-se o veto integral da proposta.
O Projeto de Lei vetado ressalte-se, foi o mesmo aprovado e enviado pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí, após trâmite pela Comissão de Regime e Jurisprudência (CRJ) desta corte e, igualmente, aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI) em sessão plenária, e validado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) sem nenhum questionamento, sendo, inclusive, dado destaque a sua aprovação na Sessão solene ocorrida em 02 de maio de 2018 no Plenário da ALEPI em comemoração ao dia estadual do Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (27/04), instituído pela lei N° 7.042/2017.
O único intento do referido Projeto de Lei era garantir a necessária segurança jurídica aos processos de contas do Tribunal, sob o prisma do respeito ao princípio do devido processo legal, ao propor a independência da função auditoria (exercida pelos Auditores de Controle Externo) com prerrogativas e deveres legais; da função de Fiscal da Lei (exercida pelo Ministério Público de Contas); e função Judicante (exercida pelos Conselheiros). O propósito é que as atividades finalísticas de fiscalização sejam realizadas por agentes de Estado competentes, isto é, agentes concursados especificamente para tal finalidade, com os devidos requisitos que a natureza e complexidade do cargo requerem.
A AUD-TCE/PI lamenta o veto, contudo, mais importante do que ter seu papel institucional reconhecido pela via legal é poder gozar do reconhecimento público e notório das outras instituições públicas e da sociedade piauiense. Porém, haveremos de continuar a lutar para que a classe dos Auditores de Controle Externo seja enaltecida também pelo Estado do Piauí com a aprovação em outra oportunidade de lei que lhes credenciem como carreira típica de Estado como já o fizeram outros Estados Brasileiros (Espírito Santo, Sergipe, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Distrito Federal), informa ainda, que continuará a esforça-se pelas melhorias e garantias necessárias ao aprimoramento do Controle Externo e o combate à corrupção no Estado do Piauí, sempre com uma postura ética e profissional.
Atenciosamente, 
Ascom Aud-TCE/PI.

Alegria Produções desrespeita público em São Luís


 

As produtoras de São Luís ainda agem de má fé com seu público.

O Arena Safadão houve muitas reclamações do público que comprou espaço arena que se localizava quase dentro do Shopping da Ilha não conseguiam ver o palco por conta de muitos obstáculos, como House Mix e conteiners, só viam os artistas pelos teloes e o som falhava e muitas vezes estava baixo. Então o evento foi promovido somente pra quem pagou caro nos espaços PRIME e GOLDEN.
Fora a propaganda enganosa que dizia 03 shows completos, único show completo foi do Gabriel Diniz. O Léo Santana somente 1h e 10 min de show e o anfitrião da festa só tocou 1h e 30min.
Eita Produtora que falta de “Alegria” para o público que pagou pra ver 03 shows completos e saiu insatisfação do Arena!

Danny Glover, ator de Máquina Mortífera, visita vigília e pede liberdade para Lula


 

Segundo o ator, o petista orquestrou políticas que mudaram o país e é, hoje, o político mais amado no mundo

Embaixador da Boa Vontade da Unicef, Danny Glover afirmou que Lula é um exemplo de perdão, de trabalho e de amor para todo o mundo ( Foto: Ricardo Stuckert / Fotos Públicas )

 
O ator e ativista norte-americano Danny Glover, de "Máquina Mortífera", visitou a vigília a favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no entorno da Polícia Federal em Curitiba (PR), nesta quarta-feira (30). 
"Estou aqui em nome de milhões de pessoas que exigem que Lula seja libertado", disse. "Meu amigo e irmão Lula precisa ser libertado para unir o Brasil e dar seguimento às conquistas do Partido dos Trabalhadores."
Embaixador da Boa Vontade da Unicef, o ator afirmou que o ex-presidente é um exemplo de perdão, de trabalho e de amor para todo o mundo. "Queremos justiça para Lula porque precisamos de justiça para o povo brasileiro e para o povo do mundo todo", disse.
Em entrevista a coletivos de esquerda, Glover alertou para a crise da democracia no Brasil. "É nossa responsabilidade denunciar a crise precipitada pelo golpe contra Dilma e expandida pela condenação ilegal do ex-presidente e meu amigo Lula."
Segundo o ator, o petista orquestrou políticas que mudaram o país e é, hoje, o político mais amado no mundo.
Nesta quinta (31) à tarde, Glover visitará o ex-presidente ao lado da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Lula está preso na Superintendência da Polícia Federal desde o dia 7 de abril.

Suspeito de mandar matar ex-esposa é preso pela Polícia Civil com 10 quilos de drogas


 

     0
Diário do Nordeste )
 
A equipe da delegacia da Policia Civil em Pedra Branca prendeu nesta cidade do Sertão Central um homem apontado como mandante do assassinato da esposa e um dos maiores traficantes da região. De acordo com informações da Polícia Civil ele foi identificado como Antonio Silvano Anchieta43 anos, vulgo “Chega Mais“. Em poder dele os policiais apreenderam 10 quilos de maconha, 700 gramas de cocaína, ainda uma balança de precisão, uma máquina de ensacar drogas e material para embalar os entorpecentes.
prisão de “Chega Mais” ocorreu durante a “Operação Fachada“. Após investigações acerca do assassinato da ex-esposaFrancisca Rosilene Soares Martins30 anos. A Justiça decretou a prisão preventiva dele. Ao darem cumprimento ao mandado judicial as drogas e ainda bebidas alcoólicas e energéticos foram encontradas na residência da ex-companheira, utilizada por ele como fachada para o tráfico, daí o título da Operação.
A Polícia Civil ainda informou que foram reunidas provas de que “Chega Mais” teria encomendado a morte da ex-companheira, por motivos passionais, fazendo parecer um latrocínio, quando há roubo seguido de morte. Entretanto, apenas o telefone celular a vítima foi levado. Havia dinheiro na bolsa, mas não foi levado pelo assassino. O crime ocorreu no dia 8 de agosto do ano passado, quando ela estava em um ponto de ônibus.
Nas investigações os policiais civis ainda constataram que “Chega Mais”, continuava a praticar o comércio ilícito de entorpecentes, uma vez que já teria sido condenado por tal delito. Ele já tinha quatro passagens por tráfico de drogas, uma por favorecimento pessoal e uma por oferecer bebida alcoólica para menor de idade. A ordem para execução da esposa teria partido de dentro da cadeia pública da cidade. Ele estava preso quando Francisca Rosilene foi morta, completou a Polícia Civil.

Para compensar diesel, governo cortará recursos da saúde, educação, moradia e até para o policiamento ostensivo nas estradas


Medidas anunciadas hoje pelo governo vão cobrir parte do desconto de 0,46 centavos sobre o preço do óleo diesel

Para conseguir bancar os benefícios aos caminhoneiros, como o desconto de 0,46 no centavos no preço do diesel, o governo teve que recorrer aos recursos do Reintegra. Um decreto do presidente Michel Temer divulgado nesta quinta-feira, 31, praticamente acaba com o programa de incentivo fiscal aos exportadores.
Pelo ato, o tamanho da devolução do Reintegra aos exportadores vai cair dos atuais 2% para 0,1%, o que renderá aos cofres públicos 2,27 bilhões de reais em 2018, cobrindo com isso a maior parte da perda de receita de 4,01 bilhões neste ano com a decisão de diminuir impostos sobre o diesel para acabar com a paralisação dos caminhoneiros. Com o programa, o governo devolve parte dos tributos pagos por exportadores de produtos industrializados para compensar a redução de tributos federais.
O governo também precisou cancelar recursos para programas nas áreas de saúde, como do aprimoramento do Sistema Único de Saúde (SUS), educação, saneamento básico e moradia popular. Até a verba para policiamento ostensivo nas rodovias federais foi afetada.
Entre os cortes, a reserva para capitalização de empresas estatais federais perdeu 1,667 bilhão de reais e a reserva de contingência da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional sofreu redução de 979,297 milhões de reais. Cortes também atingirão o Programa de Reforma Agrária, com 30,779 milhões de reais, e o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, com outros 21,750 milhões de reais.
A MP também cita que o Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural Para Agricultura Familiar registrou corte de 5,443 milhões de reais, a Defesa Agropecuária registrou corte de 2,996 milhões de reais e a Pesquisa e Inovações para a Agropecuária, outros 2,729 milhões de reais.
Na Presidência da República, o Programa de Gestão e Manutenção da Presidência sofreu redução de 1,7 milhão de reais no Orçamento e a as ações de comunicação e transmissão de atos e fatos do governo federal perderam 774,988 mil reais. Já as políticas de Igualdade e Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres perderam 661,6 mil reais.
A Receita Federal informou que outras medidas compensatórias serão necessárias para tapar o buraco, como a reoneração da folha de pagamento de empresas, com impacto de 830 milhões de reais no ano, além da equiparação da alíquota do IPI sobre concentrados de bebidas à do produto de saída, que renderá 740 milhões de reais, e revogação do Regime Especial da Indústria Química (Reiq), com outros 170 milhões de reais neste ano.
Em relação à reoneração, o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, esclareceu que a sanção pelo presidente Michel Temer do projeto aprovado pelo Congresso Nacional trouxe o veto à manutenção do benefício para alguns setores que haviam sido incluídos pelos parlamentares.
Com isso, permanecerão na desoneração os setores de transporte de passageiros, construção civil, empresas de comunicação, call center, calçados, industria têxtil, confecções, proteína animal, couro, tecnologia da informação, transporte rodoviário de cargas, máquinas e equipamentos e fabricação de veículos e de carrocerias, disse Rachid.
As medidas, segundo a Receita, compensarão integralmente a diminuição de PIS/Cofins sobre o diesel, que representará perda de 2,76 bilhões de reais em 2018, e a eliminação da Cide sobre o combustível, que frustrará a arrecadação em outros 1,25 bilhão de reais neste ano.
Nesta semana, o ministro da Fazenda já havia dito que o governo iria trabalhar com a redução de incentivos fiscais para compensar queda de impostos sobre diesel, proposta para encerrar a greve dos caminhoneiros.
No domingo, o presidente Michel Temer anunciou redução do preço do diesel em 46 centavos de real por litro do combustível até o fim do ano, entre outras medidas, para atender a reivindicações da categoria numa tentativa de encerrar a paralisação, que ainda perdura com menos fôlego em alguns pontos do país.
Desses 46 centavos de real, 16 centavos virão da redução dos impostos sobre o diesel, sendo cobertos pelas medidas detalhadas nesta quinta-feira. Os outros 30 centavos serão bancados até o final do ano pela União, via subvenção de 9,5 bilhões de reais.

O Reintegra

O Reintegra foi criado em 2011 com o objetivo de desonerar a cadeia exportadora. Mas, diante da necessidade de ajuste fiscal, o benefício foi reduzido nos últimos anos. De 3% em 2014 passou para 1% em 2015, caiu para 0,1% em 2016 e 2% em 2017 e 2018.
Pelo decreto agora publicado, no entanto, a alíquota de 2%, que valeria durante todo o ano de 2018, só será aplicada até esta quinta-feira. A partir de sexta-feira, dia 1º, a devolução já será de 0,1%. Para 2019, a expectativa é que o porcentual volte a 3% – se o governo não decidir revogar o programa de vez.
(Com Estadão Conteúdo e Reuters)

Greve de caminhoneiros acaba; no MA, Ceasa começa a ser reabastecida


 



A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou hoje (31), por meio de nota, que não registra mais pontos de aglomeração de pessoas e veículos em áreas próximas às rodovias federais ou qualquer outra anormalidade no fluxo normal de veículos.
A constatação indica o fim da greve dos caminhoneiros, que durou quase duas semanas.
Nesta quinta-feira, mesmo em pleno feriado, a Ceasa, em São Luís (MA), voltou a ser reabastecida por caminhões de hortifruti.
Fotos: Paulo Soares/O Estado.

No desespero, Michel Temer imita Flávio Dino e busca apoio nas igrejas evangélicas

Aconselhado por ministros mais próximos, o presidente da República, Michel Temer, decidiu seguir o exemplo do governador maranhense Flávio Dino e buscar amparo nas igrejas evangélicas nos momentos de turbulência, numa clara demonstração de que os templos católicos são apenas superficiais. Temer, assim como Dino, se aproximou da Assembleia de Deus e de seus representantes.

 O presidente esteve ontem em encontro com os 27 líderes estaduais da Assembleia de Deus e ainda vai à Convenção Nacional dos evangélicos.

Do mesmo modo que faz Flávio Dino buscando votos, Michel Temer também tem levado o nome de Henrique Meirelles como seu candidato.
Aqui no Maranhão, o governador tem nomeado pastores e filhos como capelãs, cada um ganhando não menos que R$ 12 mil. Já o presidente da República nomeou o deputado Ronaldo Fonseca, líder da Assembleia de Deus, ministro da Secretaria Geral da Presidência.
Ou seja: a moeda de troca é a mesma. Dino que garantir sua reeleição de governador e Temer fazer seu candidato à presidência da República.( Do Blog do Luis Cardoso )

Jovem é surpreendido por dupla de moto e executado a tiros

Jovem é surpreendido por dupla de moto e executado a tiros (Foto: Polícia Civil/Divulgação)
A vítima estava andando de moto quando foi morta a tiros. (Foto: Polícia Civil/Divulgação)
Daysom Santos dos Santos, de 19 anos, foi assassinado na tarde da última terça-feira (30), na rodovia BR-222, no distrito de Nova Marabá, no município de Marabá, no sudeste paraense.
Segundo a Polícia Civil, a vítima foi surpreendida por dois homens em uma motocicleta, que se aproximaram e efetuaram vários disparos. Daysom morreu no local.
Não há informações sobre motivação e autoria do crime.
A Divisão de Homicídios investiga o caso.
(DOL)

Casal é filmado fazendo sexo em janela de hotel; veja o vídeo

Casal é filmado fazendo sexo em janela de hotel; veja o vídeo (Foto: )
O tablóide inglês The Sun publicou nesta quarta-feira (30) um vídeo inusitado. Um casal foi filmado fazendo sexo na varanda de um hotel em Mônaco, na França.
A publicação circula nas redes sociais. Vale lembrar que não é a primeira vez que um casal é flagrado em uma situação como essa. 

Sítio do terror: quatro ossadas humanas são achadas em propriedade; pai de santo foi preso

Sítio do terror: quatro ossadas humanas são achadas em propriedade; pai de santo foi preso (Foto: Polícia Civil Ceará)
(Foto: Polícia Civil Ceará)
Um pai de santo de 41 anos e outro homem de 30 anos foram detidos em flagrante, suspeitos de praticarem diversos pelo menos quatro homicídios no município de Iguatu, no Ceará. Ao procurar pelo corpo do jovem Jhey Oliveira, que estava desaparecido, a polícia encontrou mais três ossadas humanas.
O pai de santo  Roberto Alves da Silva, de 41 anos, e Gleudson Dantas Barros, de 30 anos, foram presos em flagrante na última quarta-feira (23). Um adolescente também teria participado das mortes, segundo a polícia cearense.
O corpo do estudante Jheyenderson de Oliveira Xavier, de 24 anos, conhecido como Jhey Oliveira, foi encontrado enterrado em uma matagal também no dia 23 de maio. Ele estava desaparecido desde o dia 18 de maio.
Já os restos mortais das três novas vítimas foram encontrados durante trabalhos policiais na região de Suassurana, em Iguatu. As identidades serão confirmadas apenas mediante o resultado do exame de DNA a ser feito pela Perícia Forense do Ceará (Pefoce).
Assim como o estudante Jhey, as três pessoas mortas teriam sido atraídas até o Sítio Canto, na Suassurana, onde eram assassinadas.
Uma das ossadas estava no interior de uma residência e foi retirada com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar.
Os dois presos foram indiciados por homicídio qualificado, ocultação de cadáver e posse ilegal de arma de fogo. Revólver e munição foram achados no sítio.
Outros envolvidos são investigados
A Delegacia Regional de Iguatu, responsável pelas investigações,identificou mais três pessoas suspeitas da ação criminosa. Um deles é adolescente de 17 anos, apontado como companheiro de Gleudson. O menor morreu nesta terça (29) no município de Irapuan Pinheiro, antes de ser apreendido. A Polícia suspeita de suicídio.
Não se sabe se as mortes têm alguma relação com rituais satânicos.
(Com informações do portal O Povo)