segunda-feira, 4 de junho de 2018

VLT: primeira viagem experimental do Dirceu ao Centro dura 22 minutos


 

 Imprimir
  • vlt2.jpgGabriel Paulino
  • vlt4.jpgGabriel Paulino
  • vlt5.jpgGabriel Paulino
  • vlt6.jpgGabriel Paulino
  • vlt7.jpgGabriel Paulino
  • vlt8.jpgGabriel Paulino
  • vlt9.jpgGabriel Paulino
  • vlt1.jpgGabriel Paulino
  • vlt10.jpgGabriel Paulino
O primeiro Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) - o trem rápido como é conhecido - faz sua primeira viagem inaugural em Teresina nesta segunda-feira (4). Durante toda a semana, o trem fará rota experimental. Do bairro Dirceu, zona Sudeste, ao Centro, o tempo de duração é de 22 minutos. A passagem custa R$ 0,80 e o primeiro vagão em funcionamento tem capacidade para transportar 600 passageiros. 
Este mês, o trem funcionará em fase experimental em que a população poderá usar a locomotiva. São três vagões, chegando o último em agosto, pelo cronograma do governo. O funcionamento pleno do VLT está previsto para setembro e começará a substituir o metrô de Teresina, que está com maquinário bastante defasado. 
O secretário de Transportes, Guilhermano Pires, destacou que os novos trens representam uma revolução no transporte de passageiros da capital.
"Essa é a primeira etapa da obra de modernização  do Metrô. Já temos  R$ 215 milhões garantidos através de uma operação da Caixa Econômica Federal. Esse dinheiro ser a suficiente para trocarmos os VLTs e reformamos a linha existente, mas a reforma de quatro estações e a compra de um centro de operações moderno", destacou.
Segundo Guilhermano, a segunda etapa passa pela ampliação das linhas é a compra de uma central de operação mais moderna.
"A segunda parte do recurso, mais ou menos R $ 215 milhões ser A possível duplicar a linha. Com uma nova ponte ferroviária sobre o Rio Poti, a reforma de cinco estações e estudamos a criação de mais quatro. No final de todo o processo deveremos ter 13 estações. As linhas duplicadas e seis composições de VLTs. A nova ponte sobre o Rio Poti e o Centro de Controle de Operações ", declarou.
A capacidade total dos três trens será de até 1.800 passageiros, por viagem. Cada um dos três trens pode levar 600 passageiros.
O senador Ciro Nogueira  ( PP) falou da mudança para Teresina.
“É fundamental para a melhoria do transporte coletivo. O metrô faz parte disso. Mais rápido e confortável. É importante para que as pessoas tenham um transporte de qualidade. Nos próximos meses, já sentiremos os efeitos positivos na qualidade do transporte metroviário, proporcionando maior bem-estar aos nossos usuários, que contarão com um transporte econômico, confortável e seguro”, afirmou o senador.
Ele destacou a parceria com o ministério das Cidades. "Esta Está garantida. Investimentos de mais de 400 milhões. O futuro pode passar em outros bairros. Mas, a prioridade agora é melhorar o que já temos", disse.

Flash Lídia Brito
cidadeverde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário