A ação fez parte das diversas atividades realizadas em referência ao julho amarelo
Em alusão ao mês de prevenção e controle das hepatites, o julho amarelo, a Prefeitura Municipal de Timon intensificou suas ações de combate a essas hepatites virais. No CRAS do bairro Parque Piauí, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMDES), foi realizada uma roda de conversa sobre o assunto com um grupo de gestantes e idosas.
O agente de saúde Chagas Oliveira conduziu a palestra e explicou, por meio de panfletos e informativos, que a doença é uma inflamação do fígado que pode estar relacionada ao consumo excessivo de drogas, álcool, medicamento, ou ser causada pelos próprios vírus das hepatites, denominados de vírus A, B e C, causadores da Hepatite A, Hepatite B e Hepatite C.
As idosas e gestantes foram alertadas de que elas devem fazer o teste e que pode ser feito gratuitamente em qualquer posto de saúde. No caso de resultado positivo, o tratamento está disponível na rede de saúde de Timon.
Prevenção
A principal medida de prevenção da Hepatite A e B é a vacina. A vacina contra a hepatite B faz parte do calendário vacinal do Programa Nacional de Imunizações, administrada para todas as crianças de 0, 1 e 6 meses de idade.
Para a prevenção da hepatite C, ainda não existe vacina disponível. A recomendação é evitar o contato com sangue contaminado, como com seringas e agulhas usadas.( Assessoria )
Nenhum comentário:
Postar um comentário