As boas notas e o rendimento escolar são fundamentais para continuarem a praticar o esporte
Os investimentos municipais em educação e esporte têm gerado resultados positivos no cenário maranhense. Os alunos da rede municipal de ensino, Alan Vinícius, Pedro Hiron Lima e Jhennifer Gabrielle se destacaram nos últimos campeonatos de Badminton.
Os alunos participaram dos Jogos Escolares Timonenses (JETs), evento promovido pela Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Semej), que aconteceu em junho deste ano, envolvendo 59 escolas municipais e diversas modalidades, entre elas o Bandminton, um esporte que iniciou em Timon no Projeto Educativo Mãos Dadas, em 2007, uma parceria com a Confederação Brasileira de Badminton, e desde 2010 os alunos da modalidade começaram a participar de competições.
A boa classificação no JETs levou os alunos para a Competição Regional, que aconteceu em Codó e, obtendo novamente as classificações de 1º e 2º lugar, eles participaram dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), em São Luís, este mês, e foram classificados para a etapa nacional, Jogos da Juventude Infantil, que acontecerá em novembro, no Rio Grande do Norte.
O estudante do 8º ano do Projeto Educativo Mãos Dadas, Alan Vinícius, de 13 anos, é destaque nas competições, sendo atualmente vice-campeão individual e de dupla masculina do Campeonato Norte-Nordeste na categoria infantil (12 a 14 anos). Campeão no JETs, na etapa Regional em Codó, e no JEMs, estando classificado para a etapa nacional, o aluno treina com o professor de Educação Física da escola, Flaubert Lima, três vezes por semana na escola e dois dias no Ginásio Poliesportivo da Escola Pedro Falcão Lopes. Ele lembra como começou na modalidade. “Quando tinha sete anos de idade, meu irmão mais velho já praticava Badminton; me interessei por saber que tinha o projeto na escola e comecei a participar. Foi aí que gostei muito e dali em diante venho treinando e participando de competições”.
Já Pedro Hiron tem 12 anos, está no 6º ano na Escola Municipal Domadora Lizete de Oliveira Farias, localizada no bairro Parque União, foi vice-campeão na mesma categoria nas competições. O aluno concilia os estudos, tirando boas notas, aos treinos de Badminton. “Comecei aos sete anos porque via meus amigos jogando e fiquei curioso. Gostei e me dedico até hoje, com o apoio do meu professor de educação física, Fagner Araújo”.
Pedro Hiron foi descoberto por meio do projeto social Atletas de Futuro, criado em 2013 pela Semej, incluindo o Badminton. Desde então vem dando suporte ao desenvolvimento do esporte no município. O projeto é realizado em dois polos – Centro Educacional São Raimundo Nonato, no bairro Flores, e no Ginásio da Escola Municipal Pedro Falcão Lopes, no Parque Alvorada – e oferece suporte de material e logística para a participação nas competições.
A aluna da EMEF João Fonseca Maranhão, Jhennifer Gabrielle, é destaque na categoria feminina e também foi campeã nas três etapas, representando o município.
“Começamos no Mãos Dadas e, até hoje, o Badminton funciona como um esporte de inclusão baseado no rendimento escolar, que cresceu e, vendo o potencial dos nossos alunos, começamos a participar de várias competições a nível municipal, estadual e nacional e sempre conseguindo subir no pódio com grandes conquistas. Atualmente, o Projeto Educativo Mãos Dadas está atendendo 16 atletas com idade entre 8 e 17 anos e 45 atletas de iniciação, de 7 a 12 anos, sempre contando com o apoio da Prefeitura de Timon, por meio das secretarias de Educação e Esporte”, frisou o professor Flaubert Lima.( Assessoria )
Nenhum comentário:
Postar um comentário