Representantes do Tribunal Regional Eleitoral e Cartório Eleitoral foram convidados para um bate-papo e esclareceram as dúvidas dos jovens
O auditório do Centro de Treinamento Prof. Wall Ferraz ficou repleto de adolescentes das escolas da rede municipal de ensino, na manhã desta sexta-feira (28.09), para um bate-papo aberto sobre a Participação dos Adolescentes no Processo Eleitoral. O evento foi promovido pela equipe articuladora do Selo Unicef 2017/2010 em Timon e contou com a presença de representantes do Tribunal Regional Eleitoral e Cartório Eleitoral.
A ação é uma das atividades do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), destinado à participação de adolescentes em discussões importantes sobre melhorias de políticas públicas voltadas a eles e para a garantia dos seus direitos. Criado recentemente pela equipe mobilizadora do Selo, já conta com 39 participantes, que têm entre 12 e 17 anos de idade e estudam em escolas públicas.
Além dos integrantes do NUCA, adolescentes do 9º ano de seis escolas municipais também participaram da discussão e tiveram a oportunidade de conversar sobre o processo eleitoral, bem como esclarecer dúvidas. “Com muito compromisso, temos realizado as atividades do Selo Unicef, e agora também do NUCA. Um momento como esse é contagiante e de grande importância, pois nos fortalece e nos motiva a cada dia fazer mais e melhor. Certamente, com a ajuda de todos, o nosso município, mais uma vez, vai ser reconhecido internacionalmente como o município que tem como prioridade as crianças e os adolescentes”, afirmou Francisca Lima, articuladora do Selo Unicef 2017/2010 em Timon.
A diretora do Departamento de Ensino, Ceres Noleto, falou sobre o protagonismo dos adolescentes. “Os adolescentes sabem o que querem, são protagonistas de sua própria história e gostam de participar de forma efetiva, então essa ação os coloca nessa posição de protagonismo e abre espaço para eles esclarecerem dúvidas e discutirem assuntos com as autoridades que estão capacitadas para responder as perguntas deles”.
O diretor do Cartório Eleitoral de Timon, Mayron Leôncio, falou aos alunos sobre a democracia e a escolha dos representantes por meio do voto, bem como a importância da participação de todos nas decisões políticas. Já a Dr.ª. Suzy Ponte, juíza da 19ª zona eleitoral, ponderou acerca do voto e suas sanções, além de fazer um contexto histórico sobre a participação dos jovens na democracia brasileira e na conquista dos seus direitos e garantias. “A participação da juventude é muito importante, porque renova as ideias, traz essas novas ideias ao debate político. Se tiver mais jovens ativos politicamente, seja por voto ou como candidato, as prioridades mudarão, com mais benefícios voltados a eles. Então, ninguém representa melhor o jovem do que ele próprio”.
Além de esclarecerem as dúvidas, os alunos tiveram a oportunidade de votar, como simulação, em urnas eletrônicas disponibilizadas pelo TRE. A estudante do 9º ano da Escola Municipal Ney Rodrigues de Vasconcelos e participante do NUCA, Nair Luara Nunes, disse que, com a atividade, eles tiveram a oportunidade de serem ouvidos. “Pudemos conversar, tivemos a liberdade de discutir sobre o voto, tirar dúvidas e o NUCA está ajudando muito a gente a se abrir para conversar sobre diversos temas e, com isso, já conseguimos conscientizar muitas pessoas”.(Assessoria)
Nenhum comentário:
Postar um comentário