quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Comissão do Conselho de Assistência Social discute Lei Municipal do SUAS


 

IMG_4038
A Comissão das Políticas de Assistência do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) se reuniu nesta quinta-feira (31/01) para apresentação e discussão de pontos da minuta de proposta da Lei Municipal do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Foi realizada a leitura pela assessora técnica da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMDES), Ivana Barbosa, e o enfoque foi nas responsabilidades e aprovações que devem passar pelo CMAS e que estão em destaque na minuta da lei. Ela explica que a lei está sendo elaborada em adequação à realidade do município de Timon, de acordo com a LOAS e com a minuta de recomendação do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

A gestão da política de assistência social no município está bem definida na lei, trata sobre a organização da gestão local do BPC, sobre a implantação do fórum dos trabalhadores e do fórum dos usuários do SUAS, pois eles precisam ter assento no conselho, promove a participação da sociedade e propõe uma gestão intersetorial  com outras instituições ligadas à política de assistência.

A lei também ressalta as competências do CMAS, o reforço dos benefícios eventuais (no município, já existe uma lei que regula o assunto), a relação com as entidades da sociedade civil, principalmente nos requisitos para que elas tenham certificação do CMAS, acompanhamentos dos recursos e das atividades realizadas, e o financiamento da política municipal de assistência social.

A comissão agora irá avaliar e apresentar para os demais conselheiros na próxima reunião ordinária, que será realizada no dia 06/02. Após aprovação do Conselho, ela será encaminhada para o Executivo, que encaminhará ao Legislativo para votação.(Assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário