Os motoristas e cobradores de ônibus de Teresina vão cruzar os braços a partir de segunda-feira (4). O anúncio da greve foi feito pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Rodoviários de Teresina (Sintetro). O movimento começa a partir da meia noite do dia 4.
A decisão foi aprovada por unanimidade em Assembleia Geral Extraordináriana da categoria na última terça-feira.
Segundo o SINTETRO-PI, os trabalhadores vêm buscando um diálogo permanente com as empresas de ônibus, mas até o presente momento nenhuma proposta foi apresentada que venha a satisfazer a categoria. O SINTETRO acrescenta que "mais uma vez os empresários estão mostrando que não se preocupam nem um pouco com os trabalhadores e as trabalhadoras do sistema de transporte urbano de Teresina".
Para o presidente do Sindicato, Fernando Feijão, há rejeição dos empresários em aceitar a reivindicação de reajuste salarial de 8,5% da classe mais o aumento da frota de ônibus que circula em Teresina. “Além de não apresentarem nenhuma proposta que venha a corresponder com o que a categoria merece. Então, se não há nenhum acordo vamos para a greve, acatando a vontade dos trabalhadores”, afirmou.
Ainda de acordo com o SINTETRO-PI, a última mesa de negociação aconteceu na segunda-feira (28), com representantes da categoria, do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de passageiros de Teresina (Setut) e da Prefeitura Municipal de Teresina, representada pelo superintendente da Superintendência de Transporte e Trânsito (Strans), Carlos Daniel.
O SINTETRO diz que os empresários alegam que não têm como conceder os reajustes e não ofereceram contraproposta. Uma segunda rodada de negociação está marcada para esta quinta-feira (31), às 10 horas da manhã, na sede da Delegacia Regional do Trabalho, no Centro de Teresina.
Lyza Freitas
cidadeverde.
cidadeverde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário