A Sejus notificou até dezembro passado dez casos
Ainda no fim do mês de dezembro de 2018, o detento Francisco Luciano dos Santos Nunes, morreu vítima de tuberculose. Ele estava internado no Hospital Penitenciário Valter Alencar, única unidade de custódia e tratamento psiquiátrico do Piauí.
De acordo com notificações do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), pelo menos oito unidades prisionais do estado tem notificação de presos acometidos pela doença. Contudo, a Secretaria Estadual de Justiça (Sejus) notificou até dezembro passado dez casos de tuberculose entre os detentos, que se encontram em tratamento médico.
Segundo a Sejus, foram diagnosticados, quatro detentos da Penitenciária Irmão Guido, dois na Casa de Custódia, três na Unidade de Apoio Prisional, em Altos e um na Penitenciária Gonçalo de Castro Lima, em Floriano, no Sul do Piauí.
O Sinpoljuspi denuncia que há mais casos da doença notificados na Cadeia Pública de Altos, na Colônia Agrícola Major César Oliveira e na Penitenciária Dom Inocêncio Lopez Santamaria, em São Raimundo Nonato.
A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria. Esse germe tem algumas características diferentes, sendo melhor chamada de micobactéria. A micobactéria pode infectar vários órgãos, como pulmão, pleura, ossos, sistema nervoso, linfonodos, intestinos, sistema genitourinário. A tuberculose acompanha o ser humano desde a pré história e é muito presente no Brasil.(MN)
Nenhum comentário:
Postar um comentário